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Aprenda a usar feedbacks para engajar a equipe

Veja como aplicar essa técnica que permite alinhar o desempenho dos profissionais aos objetivos do negócio



Créditos da imagem: Stock-Asso/Shutterstock.com
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Redação Sou BH
10/12/18 às 11:07
Atualizado em 11/02/19 às 18:39

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Palavra da língua inglesa, feedback significa realimentar ou dar resposta a uma determinada solicitação ou acontecimento. Quando realizado de forma assertiva, é uma excelente ferramenta de gestão de pessoas. Por meio dele, é possível identificar melhorias possíveis, traçar metas e alinhar o desempenho profissional aos objetivos do negócio.

Excelentes resultados dependem em grande parte da equipe. Por isso, é preciso estimular o funcionário a se desenvolver. Líderes comprometidos com o feedback fazem dele um hábito, integrando-o à cultura da empresa. Aqueles que utilizam corretamente a ferramenta notam que o engajamento aumenta e a comunicação melhora.

Criar um ambiente de confiança e motivação, onde o colaborador se sinta encorajado a assumir um papel de protagonista, identificar soluções e ser proativo. Essas são responsabilidades do líder. Seguindo corretamente os passos a seguir, você e seus funcionários perceberão que, a cada encontro, a conversa ficará mais clara e os resultados começarão a aparecer.

Prepare-se

Planejamento é fundamental – não dá para fazer feedback no improviso. Defina um roteiro, escreva e organize tudo o que precisa ser dito. Registre essa conversa e anote os pontos importantes. Reserve local e hora. Avise o colaborador com antecedência e dê preferência a ambientes em que não serão interrompidos.

Comunique-se bem

·  O feedback é um processo de comunicação. Exponha as situações de maneira clara, utilizando uma linguagem de fácil compreensão, com a máxima tranquilidade e naturalidade. Busque criar um clima amigável. Trate o colaborador com respeito, estabelecendo uma relação de confiança, para diminuir as barreiras de comunicação.

·  Deixe claro que o que será avaliado é o trabalho, ou seja, como o colaborador está atuando naquela atividade específica. Inicie a conversa reconhecendo seu desempenho, assim como as competências e atitudes que têm contribuído para o sucesso da empresa.

·  Para todas as colocações, exponha o contexto, exemplifique o comportamento observado e mostre os impactos da postura que se sugere modificar sobre a equipe e a empresa. Sempre utilize exemplos concretos, dados, fatos, argumentos consistentes e reais. Evite a subjetividade.

·  Seja objetivo nas ponderações, evitando que cada ponto leve a outros rumos que não são pertinentes no momento do feedback. A conversa precisa ser concisa e assertiva. A preparação o ajudará a se manter no foco.

·  Evite comparações com colegas, para não desmotivar o colaborador.

·  Verifique como o funcionário recebeu a informação e se a entendeu. Não passe para outro item sem antes ter certeza de que ele tenha realmente compreendido suas colocações.

Ouça

Este momento é uma excelente oportunidade para troca de informações e compartilhamento de experiências. O funcionário pode ter ótimas sugestões para melhorar o desempenho da empresa.

Solicite feedback ao avaliado sobre seu desempenho como gestor. Resista à tentação de refutar o que for colocado. Apenas ouça e reafirme o compromisso em pensar em tudo o que tiver sido dito.

Defina um plano de ação

Faça um plano junto com o funcionário, definindo as ações necessárias para conseguir as mudanças apontadas e como e quando devem ser implementadas. Lembre-se também de definir indicadores que servirão para medir se os objetivos estão sendo alcançados.

Acompanhe sempre

Já deixe o próximo encontro agendado. Para ter sucesso, o feedback precisa ser um hábito na empresa. Nos encontros seguintes, estimule a continuidade das mudanças positivas, reforçando os resultados alcançados.

Além disso, dê feedbacks diários e informais. Coloque-se à disposição para ajudar sua equipe.

Da Agência Sebrae de Notícias

Fonte: Zuleika Melo, analista do Sebrae em Minas Gerais

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