Pesquisa Empreendedorismo nas Universidades Brasileiras indica que quase 6 em cada 10 universitários pensam em empreender, mas poucos pensam em inovar e ter muitos funcionários
Uma pesquisa realizada pela Endeavor e pelo SEBRAE mostra
uma realidade um tanto contraditória circulando nas universidades brasileiras.
O espírito empreendedor dos jovens estudantes se mostra aguçado e cheio de
energia, porém, não há nele uma essência mais ambiciosa.
A Pesquisa Empreendedorismo nas Universidades Brasileiras
revelou que, em média, 60% dos universitários têm ideias empreendedoras para o
futuro e pretendem abrir o próprio negócio. Mas o que chama atenção nesse mesmo
resultado é que suas pretensões em relação ao negócio já consolidado não são as
mais ambiciosas. Apenas 11% dos entrevistados espera que seu empreendimento
cresça rápido, alcançando mais de 25 funcionários nos primeiros cinco anos.
Outro resultado que aparece nos relatórios da pesquisa
mostra que apenas 14% dos alunos que pensam em empreender se preparam para
efetivar seus planos, fazendo pesquisas e estudos sobre o tema. Segundo especialistas, essa falta de preparo
também influencia na confiança dos jovens na hora de começar o negócio e
exercer funções típicas de um empreendedor, como contratar, gerir finanças e
definir estratégias.
Por outro lado, o case de sucesso entre jovens
empreendedores de Romero Rodrigues mostra que trabalho, estudos e perseverança
são essenciais. Romero fundou junto com dois colegas, ainda na faculdade e
depois de duas tentativas frustradas, um dos maiores e-commerce do mundo, o
Buscapé, que conta hoje com quase dois mil funcionários.
Fonte: Diário do Comércio