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Você sabia? Confira restrições para usar marcas associadas à Copa do Mundo

Antes de planejar ações para atrair clientes durante a competição, se atente às regras de utilização das marcas



Créditos da imagem: Commons Wikimedia
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Redação Sou BH
11/06/18 às 21:34
Atualizado em 11/02/19 às 19:40

O ano de 2018 reserva uma série de eventos importantes para os empreendedores brasileiros, e um deles é a Copa do Mundo. Já está pensando nas ações para atrair a clientela durante o mundial? Sabia que existem regras bastante rígidas para o uso de merchandising associado à competição?

Em todas as edições, a FIFA publica um manual de utilização de suas marcas registradas para a Copa, e não são poucas. O uso indevido dessas marcas pode trazer dores de cabeça gigantescas aos desavisados, como processos judiciais por direitos autorais que chegam a cobrar multas milionárias. Então aqui vão algumas das regras mais importantes para se atentar na hora de realizar sua ação.

Marcas

Além das marcas em formato de imagens, algumas palavras também entram na lista de restrições de uso para fins publicitários da FIFA. Entre elas, estão:

- Copa do Mundo da Fifa Rússia 2018
 - Fifa;
- Copa do Mundo;
- Copa 2018;
- Rússia 2018.

A palavra "Copa", sozinha, ainda pode ser utilizada. Para fins informativos e jornalísticos, elas também podem ser usadas.

Para as imagens, estão restritas à Fifa e aos patrocinadores do mundial as seguintes obras:

- Emblema oficial da Copa do Mundo
- Pôster oficial
- Mascote
- Troféu
- Tabela de Jogos
- Identidade Visual das Competições

Outra proibição feita pela federação é o uso de ações de marketing associadas à Copa, como sorteios de brindes ou ativações promocionais que levem visibilidade para empresas que não patrocinam a competição, o que a Fifa chama de "marketing de emboscada". Ofertas com produtos associados (como petiscos, cerveja, televisões etc) continuam permitidas, mas não se pode usar as palavras nem as imagens registradas.

No caso do uso das marcas da Seleção Brasileira, o registro fica por conta da CBF e sua utilização segue, mais ou menos, a mesma lógica das marcas da Fifa. Você pode usar "seleção", mas "Seleção Brasileira" pode entrar em casos de uso indevido de marca. O emblema do Brasil, da CBF e de patrocinadores também fica proibido.

Então, na hora de planejar e executar suas ações, se atente a todos esses detalhes. Você pode acessar o manual completo através deste link (em inglês).