FecharX

Pesquisa aponta que falar em público é o maior medo de 56% das pessoas

The Sunday Times entrevistou milhares de norte-americanos para descobrir quais eram seus medos



Créditos da imagem: Divulgação
Main 201802 oratoria divulgacao
Redação Sou BH
04/04/18 às 20:18
Atualizado em 01/02/19 às 19:29

Uma pesquisa realizada pelo veículo britânico The Sunday Times revelou que o medo de falar em público é o maior temor de mais de 56% das pessoas, perdendo apenas para o medo de perder algum ente querido. Ou seja, se você sente aquele frio na barriga, fica nervoso, passa mal ao saber que terá que se apresentar em situações formais, você não está - nem um pouco - sozinho.

Muita gente perde oportunidades na carreira e na vida pessoal por causa do medo irracional de se expressar oralmente em situações formais, e foi pensando em ajudar essas pessoas que nasceu em BH a Tagarela School, uma escola de oratória que ajuda os profissionais a superar as dificuldades na hora de se comunicar com outros.

O curso oferece técnicas corporais, vocais e de planejamento para ninguém travar na hora de uma importante apresentação em público. São dicas de segurança e fluidez aplicadas em dinâmicas que trabalham a criatividade e capacidade de improvisação do participante. Focando principalmente no dia a dia profissional: pautas de reuniões, negociações, palestras e bancas de conclusão de curso. É importante ressaltar que não existem dinâmicas que geram constrangimento, mas sim simulações de vivências empresariais.

As aulas possuem carga horária de dez horas por turma, cada uma com no máximo 13 alunos. Os tópicos abordados variam entre as formas de se portar durante a apresentação e como prender a atenção da plateia. Quais palavras utilizar no discurso e técnicas de criação de roteiro e storytelling também são abordadas no curso. Clique aqui para conferir as próximas turmas.

Outros campos

Além da fala em si, a dificuldade de comunicação muitas vezes se estende para a escrita, campo onde a escola, depois de pesquisas de mercado, concluiu que também poderia ajudar. Em sua carta de cursos, a Tagarela oferece o curso de Redação Empresarial, a fim de levar aos profissionais com essa dificuldade maior desenvoltura e segurança ao criar textos no trabalho.

"Estamos, também, estudando outros nichos nesse sentido de comunicação interpessoal para oferecer cursos aos profissionais da cidade que sentem essa dificuldade de se expressar. Temos muitas novidades vindo por aí", conta ao SouBH o diretor da Tagarela School, Paulo Felipe Rodrigues.