FecharX

Quem fez o Enem já pode solicitar certificação do Ensino Médio

<p>Em todo o estado, 53 escolas estaduais estão credenciadas para entregar o documento</p>



Créditos da imagem:
Main grey
Redação Sou BH
12/08/14 às 13:38
Atualizado em 01/02/19 às 19:50

Quem fez o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no ano passado e precisa de um documento de comprovação da conclusão do Ensino Médio já pode solicitar o seu nas escolas estaduais credenciadas.

Para conseguir o documento é necessário atender aos requisitos da Secretaria de Estado de Educação: ter mais de 18 anos completos no primeiro dia de avaliação, que foi aplicada em 03 de novembro de 2012 e ter obtido mais de 500 pontos na redação e pelo menos 450 nas outras provas. O candidato também não pode ter concluído o Ensino Médio.

Para receber o documento, o candidato deve apresentar carteira de identidade e CPF, tanto originais quanto cópias. Os responsáveis em cada escola vão consultar a nota obtida pelo candidato no banco de dados do Enem e, caso ele cumpra os requisitos, o certificado será emitido. O prazo de entrega do documento é dado pela escola que o emitiu.

Em todo o estado, 53 escolas mineiras da rede estadual estão credenciadas para emitir o certificado. Em cada uma das 47 Superintendências Regionais de Ensino há pelo menos uma escola. Além disso, há três em Belo Horizonte e uma em algumas cidades da região metropolitana da capital: Nova Lima, Betim, Contagem, Ribeirão das Neves, Santa Luzia e Vespasiano.

Em todo o país, foram 5,8 milhões de candidatos inscritos para fazer as provas do Enem. Em Minas, 653.074 pessoas fizeram suas inscrições. Os candidatos que quiserem solicitar a certificação não precisam ter frequentado escola regular ou ensino de Educação de Jovens e Adultos. Basta que preencha os requisitos estipulados pela secretaria. A prova aplicada para fins de certificação é a mesma prova aplicada aos demais candidatos do Enem

Certificação. Se o candidato tem a idade correta, mas não alcançou a nota mínima exigida pode procurar uma das Bancas Permanentes de Avaliação, que ficam em Centros de Educação Continuada (Cesec) credenciados. As bancas fazem avaliações durante todo o ano, tanto para quem fez o Enem e precisa de aprovação apenas em algumas disciplinas quanto para quem não fez a prova e quer ter a certificação. As listas de escolas credenciadas e Cesecs com Bancas de Avaliação podem ser acessadas no site da SEE.

Agência Minas