Esporte

Você sabia? Trave do Mineirão foi doada a museu alemão

Depois do 7 a 1 sofrido pelo Brasil, uma trave do Mineirão foi parar no Museu do Futebol Alemão, em Dortmund — mas por uma ótima causa


Créditos da imagem: Reprodução/PxHere
Rede foi repartida em 8150 pedaços, cada um leiloado por pelo menos 71 euros Rede foi repartida em 8150 pedaços, cada um leiloado por pelo menos 71 euros

Mariana Cardoso Carvalho

|
07/11/25 às 15:25
compartilhe

Ninguém esquece: o Mineirão, um dos ícones da Pampulha, já recebeu um sem-fim de jogos históricos, mas o mais penoso provavelmente foi a goleada de 7 a 1 da Alemanha na seleção brasileira. Após aquela semifinal da Copa do Mundo de 2014, uma parceria entre o Estádio Governador Magalhães Pinto, o consulado da Alemanha no Brasil e a ONG alemã Dahw, que capta recursos para tratamentos de hanseníase há mais de 60 anos, fez da partida traumática uma ação social.



Uma das traves do trágico 8 de julho — a que levou cinco dos sete gols alemães — foi doada ao Museu do Futebol Alemão, localizado em Dortmund. A rede, por outro lado, foi repartida em 8150 pedaços, cada um leiloado por pelo menos 71 euros, em referência ao placar do jogo.

As doações arrecadadas, 800 mil reais, tiveram como destino instituições sociais brasileiras. Mais de 50, em todo o país, se inscreveram para receber uma parte do dinheiro, e quatro cumpriram todos os requisitos: o Instituto Geração 4, de Jaboatão dos Guararapes, em Pernambuco; a Fundação Faculdade Regional de Medicina, de São José do Rio Preto (Funfarme); e duas instituições de Belo Horizonte, a Fundação Benjamin Guimarães – Hospital da Baleia e o Projeto Bom na Bola, Bom na Vida.