FecharX

Circuito Gastronômico da Pampulha começa no dia 22

São 19 restaurantes participantes que trazem o “trem de todo mundo” em suas receitas



Créditos da imagem: Divulgação
Main anella 20140918171929
Restaurante Anella apresentará prato inspirado em trem italiano
Redação Sou BH
21/01/15 às 20:33
Atualizado em 01/02/19 às 19:59

Por Camila de Ávila, jornalista Sou BH

A quinta edição do Circuito Gastronômico da Pampulha será realizada do dia 22 de setembro a 23 de novembro com 19 restaurantes em seu cardápio. Nesta edição, o tema das receitas é o trem. Palavra tão usada pelo mineiro para se referir a qualquer coisa, o trem de Minas torna-se, no Circuito Gastronômico da Pampulha, em trem italiano, japonês, gaúcho e, claro, mineiro.

Marcelo Haddad, organizador do evento, diz que a ideia de criar um circuito partiu dos proprietários dos estabelecimentos da região. “O objetivo era divulgar os restaurantes da região da Pampulha, que sofrem concorrência direta dos da Zona Sul da capital. Os donos dos restaurantes se organizaram e tiveram a ideia do circuito. Começamos há seis anos”, conta.

O evento vem agregando a cada ano mais restaurantes participantes, e cada um deles busca referências em sua origem gastronômica. A organização do evento espera um público superior a 50 mil pessoas em todo o circuito. Gente de toda capital está indo ao Circuito Gastronômico da Pampulha. “A adesão de público do circuito está aumentando a cada edição. Estão vindo pessoas até de Nova Lima para a região da Pampulha”, afirma.

O tema trem foi escolhido baseado na frase do jornalista Jorge Fernando dos Santos: “Todo trem mineiro tem um trem de ferro apitando nas veias, uma montanha brilhando nos olhos e uma banda tocando nos ouvidos”. Porém os pratos não tem a obrigatoriedade de trazer um elemento de Minas para a receita, mas sim, o trem da linguagem do mineiro, ou o trem meio de transporte.

O Anella Restaurante, especializado em comida italiana, por exemplo, trouxe a inspiração do trem que corta a Itália de norte ao sul do país. O Chef Paolo Peluso disse que quando viu o tema logo se lembrou do trem bala da Itália. “A receita que fizemos não tem nenhuma ligação com Minas. Criamos um prato novo que leva na receita, fetuccine ao pesto de manjericão com camarão”, conta. Peluso afirma que o circuito vem fazer da região da Pampulha como um local de gastronomia. “Este evento valoriza a Pampulha e traz o cliente, acostumado a ir para a zona sul, para a nossa região’, conta.

Marcelo Sam, chef do Hanna Asian Sushi Bar, apresentará no Circuito um prato com ingredientes inusitados para a gastronomia asiática. “O prato que o Hanna apresentará é o que mais se parece com um trem. Ele terá quatro vagões que tem na receita, separadamente por vagão, lula, salmão, molho teriyaki, brócolis, queijo coalho e carne de sol”, conta animado. Está é a primeira vez que o Hanna faz parte do Circuito Gastronômico da Pampulha, e o chef espera grande público. “Esperamos a casa cheia no circuito. Estamos nos preparando para isso”, conta.

Guia do Circuito

Durante o Circuito Gastronômico da Pampulha, o cliente poderá imprimir o Guia do Circuito que oferecer o desconto de 100% no prato de seu acompanhante. Para pegar o guia, é preciso acessar o site circuitograstropampulha.com.br, fazer o cadastro, emitir o cupom de troca e levar em um dos restaurantes participantes. Outro benefício que o cupom/guia oferece é participação ativa no evento, podendo votar nos quesitos sabor e apresentação do prato, atendimento e ambiente, e concorrer a uma viagem para a Serra Gaúcha com direito a passagem aérea, quatro noites de hospedagem e o Tour Gramado e Canela Cultural.

Restaurantes participantes:

Anella
Barolio
Bistrô 9
Burgueria
Butiquim São Jorge
La Palma
Maria das Tranças
Matusalém
Olegário
Paladino
Parrillero
Petisqueira do Jacaré
Sushinoto
Tudo na Brasa
Xapuri