FecharX

Fabricação de cerveja ao vivo no Haus München

Clientes e visitantes podem acompanhar todo o processo de produção da bebida



Créditos da imagem: Divulgação
Main cerveja 20141010143119
Haus München e Lamas Bier fabricam cerveja ao vivo na Oktoberfest
Redação Sou BH
21/01/15 às 20:23
Atualizado em 01/02/19 às 20:01
Por Débora Gomes, jornalista Sou BH
Da mistura de malte, lúpulo, fermento e água sai uma das bebidas mais queridas do brasileiro: a cerveja. E, no dia 1º de novembro, sábado, o Haus München Cervejaria (Rua Juiz de Fora, 1257 - Santo Agostinho) produz a iguaria ao vivo, para clientes, curiosos e quem mais quiser conhecer os segredos da produção da bebida. A atividade é parte da programação da Oktoberfest, festa germânica com mais de 200 anos de tradição e que sempre é celebrada aqui nos meses de setembro e outubro, seguindo o calendário alemão.

No comando da produção, o beersomelier da casa, Arthur Dias, conduz o visitante pelo processo caseiro de elaboração das cervejas Pilsen. “Meu interesse por cervejas começou em 2006, quando passei um ano morando na Alemanha e conheci cervejas diferentes das que eu conhecia aqui no Brasil”, conta. Após isso, Arthur só viu seu interesse crescer, principalmente durante a universidade, trabalhando com leveduras de cerveja.

Em entrevista ao Sou BH, o beersomelier contou um pouco sobre o projeto “Fabricação de Cerveja ao vivo”, do Haus em parceria com a Lamas Bier, e seus segredos:

Como surgiu a ideia do projeto de Fabricação de Cerveja ao vivo?

A ideia da parceria entre o Haus e o Lamas surgiu a partir da nossa percepção de que os clientes das duas empresas poderiam se completar. No Haus, muitas pessoas gostam de cervejas diferentes, mas não tinham a menor ideia sobre a possibilidade da produção caseira. No Lamas, muitas pessoas produzem cervejas em casa e querem tomar rótulos diferentes e conhecer mais do mundo cervejeiro. Acabou que unimos o útil ao agradável.

Por que mostrar para o público como é produzida a cerveja? Não quebra o encanto?

Não acho que quebra o encanto. Muito pelo contrário. As pessoas pensam que a produção de cerveja é muito complexa e que é necessário uma grande indústria para tal. Quando eles percebem que é possível fazer cervejas de qualidade com muito pouco, eles se animam e se interessam ainda mais pelo mundo cervejeiro, querem experimentar mais. Acaba sendo um círculo vicioso: quanto mais você sabe, mais você quer saber. E há muito o que aprender, sempre.

Quais os processos os visitantes acompanham? Fale um pouquinho de cada um.

A cerveja é produzida com quatro ingredientes principais: malte, lúpulo, fermento e água. Os visitantes acompanham todo o processo de produção: moagem do malte, brasagem (esquentamos em uma panela o malte moído e a água, a temperaturas controladas, para a retirada dos açúcares do malte), recirculação e filtragem (para separar as cascas do malte moído do líquido, que a esse momento chamamos de mosto) e fervura (fervemos o mosto e adicionamos o lúpulo nessa etapa, para dar o amargor à cerveja). Além de resfriamento do mosto e adição do fermento. A cerveja fica fermentando por algumas semanas antes de ser engarrafada. Essa parte já não dá pra acompanhar, claro. Mas as pessoas que acompanham recebem explicações do que acontece e tudo mais.

Para participar da Fabricação, é preciso ter alguma experiência ou conhecimento prévio?

Não é necessário nenhum conhecimento prévio, nem experiência. Apenas interesse no assunto. Eu não diria que é uma aula, mas sim um encontro descontraído, uma possibilidade de aproximar as pessoas interessadas no mundo cervejeiro de outros ramos desse mundo, e provavelmente passaria desconhecido para a maioria.

O Haus München funciona de terça a quinta-feira, das 18h às 1h; sexta-feira e sábado, das 12h às 1h; e domingo, das 12h às 17h. Para mais informações, entre em contato com o sommelier.