Gastronomia

Festival Fartura tem entrada grátis e começa nesta terça (9) em BH

Festival Fartura Lagoinha reúne chefs, workshops e cozinhas ao vivo em BH, celebrando a gastronomia mineira entre 9 e 12 de dezembro


Créditos da imagem: Divulgação/ João Mota
Pessoa se apresenta em um espaço coberto enquanto o público, sentado em mesas de madeira, acompanha atentamente. o Fartura Lagoinha oferece workshops, debates e cozinhas ao vivo no Mercado da Lagoinha.

Yasmin Oliveira

|
09/12/25 às 12:31 - Atualizado em 09/12/25 às 14:16
compartilhe

A Plataforma Fartura – Gastronomia do Brasil promove um espaço de celebração da gastronomia mineira no Festival Fartura Lagoinha. Assim, o evento reúne chefs, especialistas e público em aulas, workshops, debates e cozinhas ao vivo. Ainda, o festival conta em sua programação com shows e DJs.

Além disso, o projeto acontece por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais. Confira abaixo a programação:

Programação do dia 9: ancestralidade e fermentação

O festival inicia em 9 de dezembro com aulas e workshops sobre ancestralidade, técnicas tradicionais e processos culinários. Dessa maneira, o Sinval Espírito Santo abre a agenda, seguido por Kelma Zenaide, convidada do Sesc em Minas e responsável pelo Kitutu Gastronomia Afro-brasileira. Logo depois, Fernando Bebber, do Pão e Coração, apresenta técnicas de fermentação natural.

Segurança alimentar e comida de rua

Em 10 de dezembro, o festival direciona o foco para debates essenciais. Assim, pela manhã, Fernanda Flores e Luan Damiano, do Senac em Minas, abrem a programação com uma aula sobre técnicas dietéticas aplicadas a grandes produções. Na sequência, a chef Bruna Rezende (A Porca Voadora) conduz um workshop voltado à comida de rua.

Depois, os debates reúnem Darklane Rodrigues, Simone Lopes, Edson Puiati, Ana Gabi Costa, Cidinha Santiago, Juliana Duarte e Marcos Boffa para discutir segurança alimentar e a comida como patrimônio. Ao meio-dia, Moisés Gonzaga e Jefferson Ferreira, também do Senac em Minas, apresentam um ragu de quintal em cozinha ao vivo.

Para fechar o dia, o projeto Comer, Cantar e Gargalhar leva ao palco Beth Coutinho, Raquel Coutinho, Maurício Tizumba e Bia Nascimento, acompanhado da intervenção Bambolíricas e do bloco OriSamba, que convida Di Souza.

Pesquisa, memória e cozinha ao vivo

No dia 11, o festival aprofunda a troca entre pesquisa e tradição. Cidinha Santiago, de Juiz de Fora, e Aline Guedes, de São Paulo, lideram aulas dedicadas aos saberes regionais. Na sequência, Patty Durães apresenta um workshop sobre a cremosidade ancestral associada a povos africanos. Depois, a jornalista Celina Aquino conduz um debate sobre comida afetiva e memória com Carolina Figueira, Patty Durães e Aline Guedes.

Além disso, nas cozinhas ao vivo, Gustavo Melo e Luan Damiano preparam um tropeiro com feijão de corda, queijo coalho, torresmo de barriga e PANCs. Para fechar o dia, Bruna Rezende e Yves Saliba assumem a cozinha ao som do baile do Zé Mauro, seguidos pela apresentação de Raquel Moreira.

Quitandas e formatura do CRESAN

Em 12 de dezembro, o evento volta-se às quitandas e tradições mineiras com o workshop de Osnei Cesarino e Agnes Laila, do Senac em Minas. Ainda, o dia também celebra a formatura do CRESAN, marcando o encerramento do ciclo de formação de novos cozinheiros e cozinheiras da região. Além disso, na cozinha ao vivo, Maria Clara Magalhães e Carol Fadel, do Matula, representam a culinária mineira. Por fim, o festival se encerra com Chris Cordeiro, em uma integração entre gastronomia e cultura.

Serviço

Festival Fartura Lagoinha

Data: 9 a 12 de dezembro

Local: Mercado da Lagoinha CRESAN

Entrada: gratuita