Gastronomia

Pratos atravessam gerações e contam história de BH; confira alguns deles

BH para além do pão de queijo: pratos conhecidos contam a história da capital e atravessam décadas, sendo servidos até hoje da mesma forma


Créditos da imagem: Freepik
frango Pratos de BH atravessam gerações

Leticia Moreira

|
01/01/26 às 12:00
compartilhe

Em Belo Horizonte, a culinária surge como um elo entre diferentes gerações, e algumas receitas tradicionais são consideradas formas de afeto que despertam lembranças profundas de moradores da capital mineira. Esses pratos vão além da aparência e sabor, preservando rituais familiares e até mesmo a identidade cultural da cidade. Muitos deles, inclusive, se mostram presentes neste ciclo de encerramento e começo de novo ano.

Pratos famosos, como fígado com jiló, frango ao molho pardo, kaol, caldo de mocotó e até mesmo o pão de queijo, têm a cara de BH e a história rica, conquistando corações por onde passa.

Além desses, há muitos outros que valem ser mencionados. Há mais de quatro décadas, as batatas recheadas do Pop Kid aquecem o coração dos belo-horizontinos. O prato nasceu em 1982, com o Kid Batata, a primeira casa da cidade a preparar o prato, no BH Shopping. O sucesso do antigo endereço foi tão grande que, mesmo após seu fechamento, a receita continuou, e encontrou no Pop Kid seu novo lar.

“Os clientes comem e voltam para trazer os filhos, os netos para experimentar”, conta o gestor, Leandro Câmara, que faz questão de preservar cada detalhe do modo de preparo original. E não é força de expressão: muitos clientes juram que o tempero “continua exatamente o mesmo”.

O prato é servido em uma travessa fumegante com a polpa da batata, em 10 sabores diferentes: camarão com catupiry (o campeão da casa), estrogonofe de contrafilé com requeijão, frango com catupiry, requeijão com bacon, provolone com bacon, carne de sol com catupiry (o único sabor incorporado depois) e outros clássicos de 1982.

O Gastrô Hub é outro endereço da capital que mantém viva a culinária afetiva desde 2019, com pratos como o Ninho Família Feliz, iguaria dos restaurantes chineses. No antigo restaurante Jin Lon, ele se popularizou em sua versão mineira, um prato generoso, com frango, carne, camarão, lula e legumes. Hoje, ele vem à mesa da mesma forma que era servido décadas atrás.

Outro prato marcante é o galeto desossado na grelha, herança do Galeto Itália, inaugurado em 1992 e responsável por introduzir em BH a tradição gaúcha, mesclando técnicas italianas e sabores locais.

Para a executiva do Gastrô Hub, manter essas receitas vivas é continuar contando a história por meio da comida: “Resgatamos pratos que marcaram gerações. Pessoas chegam aqui dizendo que comer Ninho ou galeto era um ritual das famílias. Trazer isso de volta é também alimentar as memórias delas”.

Serviço

Pop Kid Bar e Restaurante
Rua Rio de Janeiro, 661 – Centro

Gastrô Hub
Av. do Contorno, 4667 – Serra