Turismo

Guia de bairros BH: 10 lugares para conhecer no Floresta

Conheça mais sobre um dos bairros mais tradicionais e cheios de história da capital mineira!


Créditos da imagem: Reprodução/Redes Sociais
Florestal, Balas Lalka, Pudim do Copa Cozinha e Viaduto Santa Tereza em montagem de fotos Descubra o que fazer no Floresta em nosso Guia de Bairros

Duda Sperandio

|
12/04/25 às 12:00
compartilhe

Tradicional e cheio de histórias, o Floresta é um dos grandes símbolos de BH. Com casarões antigos, bares, restaurantes e construções históricas, o bairro também é cenário de uma das frases mais famosas sobre a cidade: “A minha vida é esta, subir Bahia e descer Floresta”, do escritor e compositor mineiro, Rômulo Paes.

Então, se você ainda não conhece bem o bairro e quer descobrir mais sobre a identidade de BH, esta é a hora! No Guia de Bairros desta semana, separamos 10 lugares para conhecer no Floresta. Confira!

Florestal

Comandado pela chef Bruna Martins, o restaurante Florestal aposta no protagonismo dos pratos vegetarianos em um ambiente aconchegante, numa esquina charmosa do bairro. Para isso, o cardápio valoriza ingredientes de pequenos produtores, especialmente da agricultura familiar. É uma verdadeira experiência gastronômica. Vale conhecer!

Endereço: Av. Assis Chateaubriand, 176 – Floresta, Belo Horizonte
Horário de funcionamento: quarta a domingo, 18h às 23h

Leia também:

Mirante da Rua Sapucaí

Um dos maiores pontos encontro da cidade é na Rua Sapucaí. Lá, o espaço conta com arte urbana, bares, cafés, restaurantes e até mesmo uma balada: a Casa Sapucaí. E, além disso tudo, o mirante ainda oferece uma vista privilegiada do Centro de BH. Quem ainda não tirou a própria foto na mureta da Sapucaí, tá perdendo tempo!

Endereço: Rua Sapucaí – Floresta, Belo Horizonte
Funcionamento: 24h | acesso gratuito

Copa Cozinha

A cafeteria Copa Cozinha oferece uma verdadeira experiência de “casa de vó”. Criado por três amigas, o café resgata receitas de família, principalmente quitandas e outras delícias do interior de Minas. Além da comida, o ambiente é muito acolhedor e conta com um quintal nos fundos da casa para quem curte um “cafézin” ao ar livre.

Endereço: Avenida Francisco Sales, 199 – Floresta, Belo Horizonte
Funcionamento: todos os dias, 8h30 às 19h

Praça Comendador Negrão de Lima

Com mais de 3 mil m² de área verde, a Praça Comendador Negrão de Lima é um dos espaços mais movimentados do bairro, principalmente pelas manhãs. Por lá, os moradores praticam caminhada, ginástica terapêutica e curtem um momento de sossego ao ar livre.

Como a praça foi inaugurada em 1937 e fazia parte da antiga chácara da família do Comendador, vale a visita só pela importância histórica!

Endereço: Praça Comendador Negrão de Lima, 170 – Floresta, Belo Horizonte
Funcionamento: 24h | acesso gratuito

Viaduto Santa Tereza

Ligando os bairros Floresta e Santa Tereza, o Viaduto é um marco arquitetônico de BH. Inaugurado em 1929, o local foi projetado pelo engenheiro Emílio Baumgart e é citado em obras importantíssimas para a literatura brasileira, como Encontro Marcado, de Fernando Sabino. E, claro, é muito conhecido por receber batalhas de hip hop.

Endereço: Av. Assis Chateaubriand, 619 – Floresta, Belo Horizonte
Funcionamento: 24h | acesso gratuito

Mascate Runeria

Instalada em um imóvel histórico do Floresta, a Mascate combina gastronomia, cultura e muito karaokê. Os drinks autorais são preparados com rum artesanal próprio, e a casa ainda oferece bebidas como Xeque Mate e refrigerantes naturais. A estrutura é uma das únicas do cenário underground de BH. Vale dar uma passadinha nem que seja para cantar uma única música!

Endereço: Av. do Contorno, 1790 – Floresta, Belo Horizonte
Horário de funcionamento: todos os dias, 11h às 2h

Paróquia Nossa Senhora das Dores

Construída em 1930, a Paróquia Nossa Senhora das Dores tem estilo arquitetônico eclético, com influências góticas e românicas. Para quem ama um passeio cultural e cheio de história, vale conferir esse “cartão-postal” do Floresta.

Endereço: Rua Silva Jardim, 100 – Floresta, Belo Horizonte
Horário de funcionamento: todos os dias, 09h às 20h

Leia também

Balas Lalka

Funcionando desde 1925, a Lalka é a primeira fábrica de balas e bombons artesanais de BH. Criada pelo imigrante polonês Henryk Grochowski, a marca virou tradição no bairro e segue fazendo sucesso até hoje. A título de curiosidade, o nome Lalka significa “boneca” em polonês, uma homenagem à terra natal do proprietário.

Endereço: Av. do Contorno, 1875 – Floresta, Belo Horizonte
Horário de funcionamento: todos os dias, 09h às 20h

Casa da Floresta

A Casa da Floresta é um espaço cultural que recebe diversas manifestações artísticas como exposições, eventos literários, sarau de poesia e debates sobre arte e cultura. Para quem ama e valoriza os estudos culturais, não há nada melhor para aprender e, ainda, conhecer pessoas da área.

Endereço: R. Silva Ortiz, 78 – Floresta, Belo Horizonte

Sorveteria Universal

E por fim, mais um lugar histórico que você precisa conhecer no Floresta! A Sorveteria Universal inaugurou em 1932 quando o imigrante italiano Arthur Spina trouxe a receita de gelato da família para BH. Hoje, é uma das sorveterias artesanais mais tradicionais da cidade. Tem que conhecer!

Endereço: Av. do Contorno, 1853 – Floresta, Belo Horizonte
Horário de funcionamento: todos os dias, 11h30 às 19h30