Turismo

Melhor idade: 5 destinos perto de BH para viajantes 60+

Descubra 5 destinos perto de BH ideais para viajantes da terceira idade que unem conforto, cultura e natureza


Créditos da imagem: Crédito: Banco de imagens/ Freepik
Casal de idosos com chapéu e óculos escuros sorri enquanto o homem registra o momento com o celular. Viajar na melhor idade é redescobrir o prazer de explorar, relaxar e viver novas experiências, tudo isso bem perto de BH.

Yasmin Oliveira

|
11/11/25 às 16:01 - Atualizado em 12/11/25 às 18:21
compartilhe

Viajar celebra a vida e fortalece o corpo e a mente. Além disso, traz inúmeros benefícios para os viajantes da terceira idade. Segundo um estudo publicado em 2018 no International Journal of Environmental Research and Public Health, viajar mesmo por períodos curtos reduz o estresse e aumenta o bem-estar das pessoas.

Dessa forma, perto de Belo Horizonte se encontra diversos destinos que unem charme, conforto e acessibilidade. Assim, quem está na melhor idade encontra experiências leves, culturais e revigorantes sem precisar ir muito longe.

Pensando nisso, o SouBH apresenta cinco destinos encantadores para aproveitar em ritmo tranquilo. Cada cidade oferece boa estrutura turística, hospitalidade mineira e roteiros que valorizam a saúde, a cultura e o contato com a natureza.

Ouro Preto

A cerca de 100 km de Belo Horizonte, Ouro Preto encanta com sua atmosfera histórica e arquitetura preservada. A cidade mantém viva a memória da antiga Vila Rica e convida o visitante a caminhar por ruas cheias de arte e tradição.

Os turistas exploram igrejas barrocas como a Igreja de São Francisco de Assis e a Basílica de Nossa Senhora do Pilar, além de visitarem museus renomados, como o Museu da Inconfidência e o Museu do Oratório, antiga casa de Aleijadinho. Além disso, os visitantes passeiam por feirinhas de artesanato, ateliês e cafés charmosos, o que torna a experiência ainda mais agradável.

Caxambu

Reconhecida como uma das principais estâncias hidrominerais do Brasil, Caxambu atrai quem busca saúde, tranquilidade e bem-estar. O famoso Parque das Águas recebe visitantes com caminhos acessíveis, bancos à sombra e fontes com propriedades terapêuticas.

Desde o século XIX, as águas minerais da cidade atraem viajantes em busca de revitalização. Inclusive, a família de Dom Pedro II costumava visitar Caxambu durante o Império. Hoje, os turistas aproveitam o cenário para fazer caminhadas leves, banhos termais e sessões de relaxamento nos spas locais. Além disso, o passeio de teleférico, o mirante do Morro de Caxambu e a Matriz Nossa Senhora dos Remédios revelam vistas deslumbrantes e mostram por que a cidade continua encantando gerações.

Brumadinho

Localizada a menos de uma hora da capital, Brumadinho combina arte, natureza e hospitalidade. O Instituto Inhotim, maior museu a céu aberto da América Latina, se destaca como o principal atrativo. O espaço reúne mais de 200 obras distribuídas em 140 hectares, oferecendo uma imersão completa em arte contemporânea e paisagens exuberantes.

Além disso, o Inhotim garante acessibilidade total, transporte interno por carros elétricos e estrutura moderna voltada ao conforto dos visitantes. Enquanto isso, a cidade oferece pousadas acolhedoras, gastronomia típica mineira e clima interiorano. Para quem busca contato com a natureza, o Parque Estadual da Serra do Rola-Moça e o Conjunto Natural da Serra da Calçada completam o passeio. Por fim, o Centro Histórico de Piedade do Paraopeba e o Sítio Quilombo do Sapé reforçam a herança cultural e o valor histórico da região.

Tiradentes

Tiradentes é um dos destinos mais charmosos de Minas Gerais. Na cidade apresenta uma rica gastronomia mineira com diversos bares e restaurantes. Além disso, é perfeita para explorar seu Centro Histórico com suas igrejas, como a Matriz de Santo Antônio e e museus como a Casa Padre Toledo e o Museu de Sant’Ana.

A cidade é repleta de pousadas confortáveis, ateliês e feirinhas e restaurantes. Um passeio imperdível é a viagem de Maria-Fumaça até São João del-Rei, que oferece belas paisagens e um toque nostálgico para quem gosta de experiências únicas. Para completar, os viajantes ainda podem visitar o charmoso povoado de Bichinho, um paraíso para o artesanato mineiro.

Serra do Cipó

Para quem busca um refúgio natural sem abrir mão do conforto, a Serra do Cipó é o destino certo. Localizada a cerca de 100 km de BH, a região combina paisagens deslumbrantes, boa gastronomia e pousadas aconchegantes.

Embora seja famosa pelas trilhas, há opções leves e acessíveis, como o passeio até a Cachoeira Grande, de fácil acesso e com estrutura adequada. Quem busca sossego, na Serra do Cipó encontra um excelente reduto. Pousadas silenciosas, em pleno contato com a natureza, com o conforto e privacidade ideais para fugir do agito das grandes cidades.