Destinos e rotas mineiros foram divulgados em maior feira da América Latina, no RJ
Com mercado de turismo em plena expansão, Minas fez bonito ao apresentar seus destinos e encantos na 50ª Abav Expo, um dos maiores eventos do setor na América Latina. Realizada no Rio de Janeiro de 27 a 29/9 pela Associação Brasileira de Agências de Viagens, a feira reúne 2 mil expositores entre destinos – cidades, estados e países – e prestadores de serviços como companhias aéreas e de cruzeiros, hospedagens e locadoras. O público-alvo, estimado em 36 mil visitantes para este ano, são os profissionais do turismo – em especial os agentes, que têm a oportunidade de conhecer mais sobre rotas e atrações com potencial para conquistar o consumidor final na outra ponta da linha.
Veja também: Gastronomia e acolhimento a turistas rendem prêmios para Minas na Abav Expo
Organizado pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult) com apoio do Sebrae Minas, o estande mineiro promoveu mais de 40 destinos turísticos, além de exaltar os traços culturais que são riquezas em comum entre diferentes regiões do estado, como gastronomia e arte sacra. Uma cenografia cuidadosa mostrava, em telões nas paredes e no chão, recortes de paisagens mineiras e da gastronomia, arte e arquitetura que são assinatura da nossa terra. O espaço também apresentou ao público da feira intervenções gastronômicas, como cozinha show com produtos típicos de Minas, e performances artísticas como um excerto de ‘Jequitinhonha’, espetáculo da Cia. de Dança do Palácio das Artes. Minas ainda recebeu dois prêmios durante a Abav Expo, como destaque nas áreas de gastronomia e inclusão.
Trecho do espetáculo ‘Jequitinhonha’, da Cia. de Dança do Palácio das Artes, foi atração no estande de Minas
Agentes de viagens de todo o país e de outras partes do mundo foram apresentados a destinos como Parque Nacional Cavernas do Peruaçu (Itacarambi e Januária), Serra do Cipó, Diamantina, Belo Horizonte, Tiradentes, Rota Bahia-Minas, Serra do Espinhaço e Serra da Canastra. Algumas das apresentações enfatizaram as experiências oferecidas aos turistas, uma maneira de pensar a viagem por seus aspectos afetivo e sensorial. Trata-se daquela vivência única e memorável, quando a pessoa é acolhida pelo lugar visitado e se vê envolvida pela hospitalidade e pelo jeitinho de cada local, o que rende uma viagem inesquecível.
O secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira, explica a ideia do turismo de experiência: “o nosso principal atrativo, além das belezas e do patrimônio histórico-cultural, é a nossa mineiridade, nossa cozinha mineira, nosso jeito de receber… Esse crescimento da procura pelo nosso Estado é graças a isso, mas também graças ao trabalho realizado em conjunto com o governo, os municípios e empresas do setor turístico”, detalha.
Com o fim da emergência global decretado em maio, os turistas tendem a retomar as atividades com perspectivas modificadas, buscando contatos mais significativos com novos ambientes e com as populações de cada lugar visitado. Nesse sentido, são diferenciais do estado as características que formam uma ideia de mineiridade, como a hospitalidade de seu povo e o calor no trato com as pessoas.
Gastronomia mineira roubou a cena em intervenções ao estilo ‘cozinha show’, com o público acompanhando de perto os preparos
“Fizemos um estudo e enxergamos que trabalhar com as experiências seria o mais interessante. Depois da pandemia, as pessoas mudaram os hábitos e a forma como desejam viajar”, explica Érica Maia, gestora da Instância de Governança Regional do Destino Veredas, que compreende atrações em municípios da Região Metropolitana de BH como Brumadinho, Belo Vale, Florestal, Bonfim, Ibirité e Moeda, além do Instituto Inhotim. “Se antes viajava em grupos grandes, para destinos de mar e sol, hoje o turista quer colocar a mão na massa, participar do que é feito em atividades como um ateliê de pintura, por exemplo”, ela complementa.
Uma das missões no estande da Abav Expo, portanto, era ressaltar estes traços únicos que abraçam quem visita Minas Gerais. “O acolhimento é a cara de Minas, que vem se destacando pelo trabalho da Secretaria de Estado. A forma que a gente trabalha é diferente”, comenta Érica.
A Abav Expo encontra o mercado em bom momento, com avanços importantes para Minas como o recorde de visitantes registrado no ano passado. “Em 2022, Minas Gerais recebeu 30,9 milhões de turistas, o maior fluxo de visitantes no estado desde a série histórica registrada, a partir de 2008, pelo Observatório do Turismo de Minas Gerais. Embora a cadeia produtiva do turismo venha se fortalecendo no estado, ainda há um enorme potencial a ser explorado”, enfatiza o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, Marcelo de Souza e Silva.
O turismo é apontado pela Fundação Getúlio Vargas como um dos principais propulsores na notável contribuição do setor de serviços para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) nacional em 2022, mesmo ano em que Minas fez sua maior contribuição ao PIB das últimas duas décadas, com volume de aproximados R$ 925 bilhões. Também no ano passado, o fluxo de pessoas no desembarque aéreo em Minas cresceu 41,7% em relação ao ano anterior, segundo estimativa do Observatório do Turismo de Minas Gerais.
Em 2023, Minas vivenciou o maior carnaval de sua história, segundo dados da Secult, com 11,6 milhões de turistas contabilizados no estado. Ademais, uma pesquisa conjunta entre o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e o Ministério do Turismo classifica Minas Gerais como o segundo destino mais buscado por turistas no Brasil.
Agora, as iniciativas no estado concentram-se em estimular os potenciais únicos de cada região, com iniciativas de capacitação das populações e repaginação de destinos que já são conhecidos nacionalmente, mas ainda não tiveram todas as suas riquezas devidamente apresentadas ao resto do país e ao mundo. “Nos últimos dois anos, já mapeamos o potencial turístico de mais de 60 municípios no estado. Desses, 45 já têm plano de trabalho em execução e 47 cidades já foram atendidas por Agentes de Roteiros Turísticos. Nosso objetivo é reposicionar os destinos já conhecidos, para que estejam preparados para oferecer experiências memoráveis aos visitantes”, afirma Silva.