FecharX

Gastronomia e acolhimento a turistas rendem prêmios para Minas na Abav Expo

Estado vence disputa que analisa avaliações de internautas sobre destinos turísticos



Créditos da imagem: Leo Bicalho/Divulgação
Main leonidas oliveira premio abav expo gastronomia inclusividade
Secretário de Estado de Cultura e Turismo Leônidas Oliveira (centro) recebe Prêmio Excelência Turística Destino Digital
Bossuet Alvim
29/09/23 às 17:26
Atualizado em 29/09/23 às 17:29

Dois prêmios entregues durante a Abav Expo, uma das maiores feiras do setor de turismo na América Latina, destacam a boa reputação de Minas Gerais na internet quando o assunto é comida e diversidade. O evento, realizado entre 27 e 29/9 no Rio de Janeiro, sediou a cerimônia de entrega do 2º Prêmio Excelência Turística Destino Digital, promovido por empresa especializada no gerenciamento de dados turísticos. Minas conquistou o primeiro lugar na categoria Gastronomia e o segundo lugar no critério Inclusividade, que considera o acolhimento às pessoas LGBTQIA+ em suas experiências como turistas. A apuração do prêmio analisou mais de 155 milhões de avaliações na internet em espaços como Trip Advisor, Booking, Google e Facebook, 

Veja mais sobre Minas na Abav Expo 2023

A premiação ocorrida nesta quinta (28/9) sinaliza a importância da cena gastronômica mineira, com suas diversas linhas de trabalho, para a consolidação de uma imagem positiva do estado na visão de turistas em todo o país e no mundo. "Minas Gerais está sendo reconhecida por milhões de pessoas, que avaliaram o estado como um destino onde há a melhor gastronomia do Brasil. E isso se alia à centralidade da cozinha mineira nas nossas famílias, nas nossas casas e nas nossas cidades, seja a cozinha mineira clássica ou a contemporânea, que é marcada pela inventividade e pela criatividade", celebrou o secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas Oliveira.

A comida mineira ter conquistado o primeiro lugar entre as avaliações de internautas também abre portas para a projeção que o estado pretende alcançar com a candidatura do queijo Minas artesanal a patrimônio da humanidade. "É um momento importante, de muita alegria e que lança luz novamente para outro fenômeno em Minas, que é o queijo minas artesanal, o qual é patrimônio imaterial do Brasil e, em breve, poderá ser patrimônio da humanidade pela Unesco, tendo em vista a candidatura, a ser avaliada no próximo ano. Eu saúdo todas as cozinheiras, cozinheiros, chefes, donas de casa, e todos nós que amamos cozinhar, comer e receber bem as pessoas em nossas mesas" observa o secretário.

Oliveira também celebrou o fato de turistas terem avaliado positivamente o tratamento e acolhimento dado às pessoas LGBTQIA+ pela rede de hospitalidade e turismo em Minas. "Isso é muito importante, porque este também é um mercado fundamental e que cresce muito no mundo afora. Então, Minas Gerais é um lugar inclusivo e onde a mesa também sempre foi inclusiva. Gastronomia e inclusividade são Minas Gerais", ele conclui.