FecharX

Palácio da Liberdade oferece tour virtual e visitas presenciais com ou sem guia

Prédio histórico na Praça da Liberdade abriga obras de arte e decoração de época



Créditos da imagem: Edesio Ferreira /EM/D.A Press
Main visitacao palacio liberdade ingressos entrada
Escadarias em ferro batido estão entre atrações que enchem os olhos de visitantes na antiga sede do Governo de Minas
Redação Sou BH
21/06/23 às 07:04
Atualizado em 21/06/23 às 07:04

Cartão-postal da capital mineira, o Palácio da Liberdade está on e pode ser visitado pela internet, com um passeio virtual que explora a antiga sede do Governo de Minas em trajeto de 25 minutos. É a chance de conferir, em detalhes e sem sair de casa, preciosidades da construção inaugurada em 1897, como a escadaria de ferro batido, o piso em parquet com padrões geométricos, os móveis em estilo Luís XVI e os lustres de cristais. O tour obedece o mesmo roteiro da visita guiada presencial e pode ser acessado pelo site oficial do palácio, gratuitamente.

Ganham destaque no passeio as obras de arte abrigadas pela construção, como as cinco telas de Antônio Parreiras (1860-1937) que representam o deu grego Apolo, além dos painéis e pinturas atribuídos ao alemão Frederico Steckel (1834-1921), que também assinou o projeto original de decoração do palácio.

Além da visita virtual, quem se interessa pelo Palácio da Liberdade pode conferir no site uma série de vídeos curtos, chamada 'Por Dentro do Palácio', com informações sobre o contexto histórico e social do Brasil e das Minas Gerais à época da construção e inauguração do imóvel e da então recém-nascida capital, Belo Horizonte. 

Edesio Ferreira/EM/D.A Press
Pisos em parquet e mobiliário ao estilo Luís XVI compõem decoração do palácio

Presencial

Já as visitas presenciais ao palácio ocorrem de quarta a domingo, também gratuitamente e sem retirada de ingresso. Visitas espontâneas ao interior do prédio, sem guia, estão liberadas de quarta a sexta-feira das 12h às 17h30 (última entrada às 17h), ou aos sábados e domingos de 10h às 17h (última entrada às 16h30). Já os trajetos mediados, acompanhados por um guia, acontecem de quarta a sexta-feira às 16h30, ou sábados e domingos às 11h e às 15h. Não é permitido entrar com bolsas e mochilas, mas o espaço oferece um guarda-volumes para este fim.

A visitação aos jardins do Palácio da Liberdade é livre, de quarta a sexta-feira de 12h às 18h, sábados e domingos de 10h às 18h. Menores de 12 anos devem estar acompanhados pelos pais e/ou responsáveis durante toda a visita. Animais de estimação são bem-vindos desde que estejam na coleira e sempre juntos aos tutores. Não é permitido pisar nos jardins ou realizar piqueniques por lá.