Impressione seu público: descubra como desburocratizar eventos corporativos
Lugares fora do convencional podem ser a solução para ocasiões mais criativas e descontraídas
A receita para o sucesso de qualquer empreendedor é a
aptidão para inovar e os eventos, uma das ações mais eficazes para divulgar e
promover produtos, serviços ou até os valores da companhia, não podem ficar de
fora.
Para impressionar o público, a dica é escolher um lugar fora
do convencional. Os coworkings, por
exemplo, são uma das tendências em BH. Mais modernos e dinâmicos do que os
escritórios comuns, podem funcionar como uma ‘vitrine’ do espírito de vanguarda
da companhia.
Esse é o retorno que a Aiesec, organização especializada em
intercâmbios, obteve numa campanha de Black Friday no Espaço Sou BH, no ano passado. Como sabiam que a redução
substancial nos preços dos pacotes atrairia muitos interessados, preferiram um
local confortável, e com horário de funcionamento estendido (até às 22h). A
conectividade também foi essencial, pois várias vendas foram fechadas
virtualmente.
“Como a Aiesec é gerida por jovens, queríamos uma estrutura
descontraída, mas que transmitisse confiança aos intercambistas e seus pais,
para fecharem negócio conosco. O fato de o shopping [Pátio Savassi] ser bem
localizado foi outro aspecto importante”, avalia a presidente da associação,
Carla Vieira.
O consultor Carlos Ferreirinha, um dos maiores especialistas
em luxo do Brasil, também aproveitou o local para receber cerca de 100 participantes
de uma palestra que aconteceu, logo ao lado, no teatro do Pátio Savassi.
Para recepções maiores, ainda é possível montar um palco na
parte externa do coworking, como aconteceu
na inauguração, em abril de 2018, quando os convidados acompanharam um show do
cantor Kadu Vianna.
Além de ter formatos versáteis e equipamentos de projeção e
sonorização, o Espaço também oferece o serviço de organização de eventos, sendo
responsável pela infraestrutura completa (buffet, decoração, garçons...).
Diversão e
aprendizado
Quem diria que o escurinho do cinema também seria uma
solução para eventos criativos? Algumas redes da capital recebem de festas de
aniversário a reuniões empresariais. A Cineart, que opera 12 cinemas da
capital, tem opções para públicos entre 50 e 200 pessoas.
“Os clientes nos procuram para descontrair o ambiente, e não
ficarem presos à seriedade aos auditórios de hotéis, por exemplo. É possível
personalizar a sala com banners,
incluir kits pipoca, exibir vídeos
institucionais e, depois do trabalho, um filme que esteja em cartaz”, explica
Ludmila Simão, coordenadora de marketing e comercial da rede.
Oásis na cidade
Para empresas com perfil ainda mais descontraído, e interessadas
em proporcionar momentos ao ar livre para os convidados, uma opção interessante
são os piqueniques. BH tem parques lindos e arborizados, que permitem um networking menos burocrático.
Essas pequenas reuniões gastronômicas podem ser feitas em qualquer
parque da cidade. Eventos sem demarcação de área, sem estrutura de apoio e com
até 50 pessoas, são gratuitos, e não precisam de autorização prévia.
Se a ocasião for mais elaborada e o espaço tiver que ser
delimitado, é preciso agendar com antecedência na Fundação de Parques
Municipais e Zoobotânica (3246-3034) e pagar uma taxa a partir de R$160,35,
dependendo do número de pessoas, da área utilizada e do parque escolhido.