FecharX

5G+ da Claro em BH será liberado em 17 bairros a partir de sexta; entenda a tecnologia

Qualquer cliente com aparelho compatível e em área com cobertura pela tecnologia pode ter acesso ao 5G+ sem necessidade de mudar de plano ou de chip



Créditos da imagem: Foto Studium/Danilo Candombe
Main porta vozes da claro e da embratel em coletiva de imprensa para lan%c3%a7amento do 5g  em bh 2
O 5G+, além de mais velocidade, também traz uma evolução para casos de negócio que necessitam maior capacidade de dispositivos conectados e latência ultrabaixa
Redação Sou BH
28/07 às 08:27
Atualizado em 29/07 às 07:06

Nesta sexta-feira (29/7), a Claro ativa o 5G+ em 17 bairros de Belo Horizonte, inaugurando mais uma etapa da nova era de transformação digital no Brasil. A operadora, que trouxe ao país de forma pioneira todas as gerações de internet desde o 3G, apresentou durante encontro com jornalistas no Hotel Fasano, nesta quarta-feira (27/7), a nova tecnologia na capital mineira. 

A adoção do 5G+ não vai exigir nenhuma alteração de contrato. Qualquer cliente com aparelho compatível e em área com cobertura pela tecnologia pode ter acesso ao 5G+ sem necessidade de mudar de plano ou de chip. Todos os telefones comercializados pela Claro e compatíveis com o 5G DSS já suportam também a faixa de 3,5 GHz e serão automaticamente compatíveis com o novo 5G+, agora com mais capacidade pela adição da nova faixa.

“Estamos orgulhosos em habilitar de forma pioneira mais essa fase da evolução tecnológica no Brasil. É mais um passo em um universo vasto e de possibilidades, muitas ainda nem pensadas. A disponibilização do 5G+ abre portas para novas discussões; oportunidades em negócios, serviços, comunicações; acelera a digitalização; além de impulsionar a criação de aplicações que irão fazer diferença na vida das pessoas e tornar o dia a dia mais divertido e produtivo. Mas, é só o início. Temos um longo e desafiador caminho pela frente”, avalia José Félix, presidente da Claro.

O executivo continua: “Além disso, estamos realizando outros grandes investimentos em Minas Gerais, como a aquisição de parte da Oi Móvel. A integração vem para beneficiar os veteranos e os novos clientes da Claro. Com uma rede que está mais robusta a cada ano, o consumidor passa a ter ainda mais cobertura, qualidade de sinal e a internet mais rápida do Brasil, de acordo com dados do Speedtest. Os esforços e as expectativas de crescimento da Claro na região são gigantes”.

Confira os bairros com o 5G+ da Claro: 

  • Alípio de Melo;
  • Bandeirantes;
  • Barragem Santa Lúcia;
  • Boa Viagem;
  • Heliópolis;
  • Hospital da Baleia;
  • Lourdes;
  • Manacás;
  • Minaslândia;
  • Ouro Preto;
  • Paraíso;
  • Providência;
  • Santo Agostinho;
  • São Bento;
  • São Bernardo;
  • São Gonçalo;
  • Savassi.

O que muda com o 5G+

O 5G+, além de mais velocidade, também traz uma evolução para casos de negócio que necessitam maior capacidade de dispositivos conectados e latência ultrabaixa. Essa proposta é ideal para atender às necessidades do mercado B2B e aplicações que deverão ser desenvolvidas no futuro, inclusive a Internet das Coisas.

A expectativa inicial é do alcance de velocidades entre 600 Mbps e 800 Mbps, chegando até 1 Gbps (dependendo do tamanho da célula e da quantidade de terminais com uso simultâneo naquele momento). Conforme relatório recentemente disponibilizado pela Ookla, as conexões 5G DSS no Brasil ofereciam o dobro da velocidade das redes LTE (4G ou 4.5G). 

Aparelhos compatíveis com o 5G+

Atualmente, 70% dos aparelhos vendidos pela Claro são compatíveis com o 5G+. E, por ter saído na frente no oferecimento do 5G DSS, já possui cerca de 2,3 milhões de smartphones compatíveis em operação em sua rede. A Claro ainda incentiva os atores do setor a produzirem telefones com valores mais acessíveis, colaborando fortemente para democratização e aceleração da adoção do 5G para os usuários, seja através de disponibilização de produtos exclusivos ou no crescimento da oferta de produtos. 

Hoje, a Claro já possui cerca de 50 aparelhos com acesso do 5G em seu portfólio e estimula preços mais acessíveis para o consumidor, que pode adquirir um smartphone a partir de R$1.299, no plano pós-pago e com opção de parcelamento a longo prazo. E cada vez haverá mais aparelhos. Com exclusividade, para aprimorar ainda mais a experiência do cliente, a Claro trouxe recentemente ao mercado, em parceria exclusiva com a Motorola, o smartphone moto g62 5G, já preparado para acessar a quinta geração da internet móvel em todas as frequências disponíveis. A venda acontece nas lojas físicas e online da Claro, além dos canais próprios da fabricante.

Aproveitando a potencialidade da rede 5G+, a Claro está trabalhando com parceiros para desenvolver capacitações de desenvolvimento de aplicações no metaverso, com uso de óculos de realidade aumentada e virtual. Também comercializará equipamentos como o novo laptop da Lenovo, que já vem pronto para receber um chip 5G+ da operadora.

5G+ no mercado corporativo de BH

Com o 5G+ da Claro, a Embratel, marca do Grupo responsável pela frente corporativa, habilitará o próximo nível dos negócios de Minas Gerais, começando por Belo Horizonte, um dos principais polos econômicos do país. Com a quinta geração de internet móvel, os mais variados segmentos da economia mineira, como indústria, finanças, agronegócio, saúde, educação, varejo, óleo e gás, energia e utilidades, mobilidade, logística e transporte, segurança e transporte público, vão passar por uma digitalização única e nunca vista.

O 5G favorecerá a criação de novas soluções para transformar a maneira como as empresas e instituições públicas operam. A Embratel irá disponibilizar a infraestrutura digital necessária para desenvolver o mercado, possibilitando a criação de novos modelos de negócios, capazes de ampliar capacidades e otimizar operações, traçando um futuro altamente digitalizado e inovador.

“Minas Gerais é um Estado muito importante para a Embratel. Começar esse novo desenvolvimento tecnológico na região a partir de Belo Horizonte nos deixa muito felizes e temos certeza de que, em conjunto com empresas e governos, levaremos o Estado para o próximo nível de digitalização. Esse novo ecossistema formado a partir do 5G permitirá uma contribuição imensa para o desenvolvimento econômico e social do País, expandindo limites e ajudando na modernização de inúmeros setores com uma inovação inédita no mercado. A Embratel irá proporcionar uma infraestrutura digital habilitadora de inovações, que vai muito além da conexão entre pessoas e velocidade na transmissão de dados. Com a nova geração de conectividade, possibilitaremos a adoção em larga escala entre os mais diversos dispositivos conectados e soluções para gerar impactos extremamente positivos em toda sociedade brasileira”, diz José Formoso, CEO da Embratel. 

De acordo com o executivo, aplicações com o uso 5G, somadas a tecnologias emergentes e existentes, como Inteligência Artificial, Internet das Coisas, Cloud Computing, Big Data, Edge Computing e Machine Learning, serão capazes de gerar valor a longo prazo, com eficiência, segurança, ultraprocessamento de dados, estrutura de baixíssima latência, alta confiabilidade, resiliência e disponibilidade.

Através de estruturas de Corporate Venture Capital, a Claro e seus clientes corporativos também poderão participar ativamente na criação de um ecossistema de startups ou financiar o desenvolvimento de soluções especializadas por integradores e fornecedores de tecnologia.