A ampla programação gratuita acontece em teatros, cinemas, praças e centros culturais de BH durante todo o mês de dezembro
Em celebração aos 127 anos de Belo Horizonte, que serão completados no dia 12 de dezembro, a prefeitura da capital divulgou uma programação com atrações em diversas regiões da cidade em ruas, praças e equipamentos culturais do município. Na agenda estão shows, apresentações artísticas e teatrais, exposições, ações literárias, entre outros. A programação é gratuita, acontece durante todo o mês de dezembro e está disponível no Portal Belo Horizonte.
Destaques da programação
Cinema
O Cine Santa Tereza (rua Estrela do Sul, 89 – Santa Tereza) realiza a 5ª edição da Mostra ‘Periferia Cinema do Mundo’. A mostra coloca em foco a recente produção audiovisual realizada nas periferias da capital mineira e na Região Metropolitana. A programação reúne longas-metragens e um conjunto expressivo de obras em curta-metragem, realizadas entre 2023 e 2024.
Teatro
O Teatro Marília, um dos palcos mais tradicionais da cidade, também celebra seu aniversário em dezembro, quando completa 60 anos. Essa dupla comemoração será marcada por uma programação recheada. No sábado, 7, às 20h, o Marília recebe a peça ‘Órfãs de Dinheiro’, monólogo escrito e encenado pela atriz Inês Peixoto que conta a história de três mulheres em situações diferentes de vulnerabilidade. No domingo, 8, às 16h, sobe ao palco o grupo Real Fantasia, com a peça “Clownstrofobia”, que conta a história de um palhaço que tem medo de palhaços. Na terça-feira, dia 10, às 19h, o Marília recebe a Mostra do Resultado do Edital Corpo-Território, que selecionou 5 projetos de pesquisa e seus desdobramentos em Dança, tendo os Museus e Centros de Referência municipais como objeto de investigação.
Música
O Teatro Francisco Nunes recebe no domingo (8), às 11h, uma edição especial do Música de Domingo, com Sergio Santos e Maíra Manga apresentando ‘As Vozes e o Violão’. Já o Espaço Cênico Yoshifumi Yagi/Teatro Raul Belém Machado (rua Jauá, 80 – Alípio de Mello) promove no dia 12, (quinta-feira), às 20h, uma edição especial do ‘Quinta no Raul’ com a apresentação do show ‘Desculpe o Auê – Uma homenagem à Rita Lee’, da cantora Thaís Coimbra. Os dois eventos são realizados pelo Circuito Municipal de Cultura.
Os amantes do rock também poderão desfrutar de uma programação especial com a 40ª edição do Rock da Regina, uma mostra de rock independente produzido na região do Barreiro, proporcionando visibilidade às bandas locais, valorizando e difundindo a música autoral belo-horizontina. O evento acontece no Centro Cultural Lindeia Regina há 15 anos e a comunidade o reconhece como o maior festival de rock da região. As apresentações desta edição acontecem no dia 14, sábado, das 17h30 às 21h30.
9ª edição do Noturno nos museus
O evento irá reunir 24 espaços culturais de toda a cidade na noite do dia 6 de dezembro (sexta-feira). Entre 18h e 23h, as portas dos Museus, Centros de Referência e de Memória de nossa cidade estarão abertas com muitas exposições e outras atividades culturais como dança, literatura, cinema, música e teatro. Nos museus municipais, entre as principais atrações da noite estão os shows musicais com Aline Calixto (Museu da Moda), Victor Santana (Museu da Imagem e do Som), o Quarteto Chico Amaral (Museu Histórico Abílio Barreto) e o coletivo “As Pandeiristas” (Museu Casa Kubitschek).
Samba e Patrimônio Cultural
Em uma celebração especial ao Dia Nacional do Samba no dia 7 de dezembro (sábado), das 11h às 12h30, acontecerá o ‘Horizontes do Samba – Patrimônio BH’, que irá deliberar sobre o Dossiê de Registro do Samba como Patrimônio Cultural Imaterial da Cidade. Às 14h30, haverá apresentações de escola de samba, blocos e rodas de samba promovendo encontros entre a velha guarda e a nova geração de sambistas da cidade. A reunião do CDPCM-BH e as apresentações acontecem no Centro Cultural Liberalino Alves de Oliveira/ Mercado da Lagoinha (rua Formiga, 140 – Lagoinha)
O Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte (APCBH) lança no dia 13, sexta-feira, às 10h, no Mercado Central de Belo Horizonte, a 11ª edição da Revista Eletrônica do APCBH, periódico científico anual que contempla artigos, resenhas, ensaios e propostas pedagógicas de uso de documentos em sala de aula para diferentes níveis de ensino.
Artes visuais
O Museu Histórico Abílio Barreto (av.Prudente de Morais, 202 – Cidade Jardim) inaugura no dia 14 de dezembro (sábado), a partir das 16h, a exposição ‘Generosa, Felicíssima e Nicolau – Nomes sem histórias e histórias sem nomes’. Realizada em parceria com o Museu dos Quilombos e Favelas Urbanos – MUQUIFU, a mostra apresenta objetos do acervo do MHAB e do Muquifu que, junto a um conjunto de bonecas e bonecos pretos do colecionador Dênio, dão representatividade à história da população negra.
No dia 17 de dezembro (terça-feira), será inaugurada a exposição ‘Camará’ que apresenta o resultado da residência artística da 9ª edição do Programa Bolsa Pampulha. A Mostra acontece no CCBB BH (Praça da Liberdade, 450 – Savassi) e traz obras que tratam de ancestralidade, forças naturais e contextos históricos e contemporâneos.
O Centro Cultural Padre Eustáquio (rua Jacutinga, 550 – Padre Eustáquio) recebe a exposição ‘Territórios Vivos – Histórias e Recortes da Periferia de BH’, realizada a partir das histórias visuais captadas pelos participantes da Foto & Tal. O Centro Cultural Lindeia Regina (rua Aristolino Basílio de Oliveira, 445 – Regina) recebe “Semente Crioula”, exposição que reúne pinturas da artista plástica, cantora e compositora Leopoldina Azevedo. O Centro Cultural Jardim Guanabara (rua João Álvares Cabral, 277 – Jardim Guanabara) recebe ‘Permita-se Iluminar’, exposição fotográfica realizada pela Escola Municipal Milton Amaral que retrata a expressão do medo de existir. Todas estas mostras ficam em cartaz durante o mês de dezembro e podem ser visitadas de terça a sexta, das 9h às 19h; e aos sábados, das 9h às 17h.
Literatura
No dia 12 de dezembro (quinta-feira), às 9h, no Mercado Origem (rua Adriano Chaves e Matos, 447 – Olhos D’Água),será inaugurado o Memorial Fernando Sabino. O conceito do Memorial baseia-se na multiplicidade da obra do autor contemplado que, a partir de seus livros e o gosto pela literatura, levou seu talento para outras formas de expressões artísticas. O espaço irá receber parte do acervo do autor.
A Biblioteca Pública Infantil e Juvenil de Belo Horizonte também preparou ações especiais para o aniversário de BH. Entre as atrações estão três edições especiais do ‘Prosa Poética: Percursos Literários por BH’. A oficina de prosa poética irá passar por três espaços icônicos de Belo Horizonte, de forma que os participantes possam se sentir provocados para abordar a cidade em seus escritos. No dia 3 de dezembro, o encontro acontece no Parque Municipal Américo Renné Giannetti e terá como inspiração as esculturas das escritoras Carolina Maria de Jesus e Lélia Gonzalez. Já no dia 10, o encontro será realizado próximo às esculturas de Fernando Sabino, Otto Lara Resende, Paulo Mendes Campos e Hélio Pelegrino, em frente à Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais, na Praça da Liberdade. E, no dia 17, a oficina acontece no Parque das Mangabeiras e terá como inspiração a própria cidade de Belo Horizonte. As três edições têm início às 10h.
O Teatro Francisco Nunes, por sua vez, recebe no dia 10, a partir das 18h30, a celebração dos 20 anos da Série Literária ‘Coleção BH: a cidade de cada um’, com apresentação artística, lançamentos de novos títulos, mapa de BH e a presença dos idealizadores, autores da coleção.
Leia mais: PBH lança guia interativo, livro e documentário sobre o Conjunto Moderno da Pampulha