FecharX

Belo-horizontinas dão toque contemporâneo à arte da pintura em porcelana

Mãe e filha apostam numa técnica antiga para criar peças atuais e refinadas



Créditos da imagem: Divulgação/Lunes
Main 121803 lunes principal divulga%c3%a7%c3%a3o lunes
Redação Sou BH
05/02/19 às 20:32
Atualizado em 12/02/19 às 11:11

A personalidade e a delicadeza dos trabalhos feitos à mão estão em alta em BH. O Sou BH mostrou, recentemente, a arte das arquitetas que usam o bordado para fabricar desenhos e mensagens de empoderamento feminino. Agora, você vai conhecer os traços finos e contemporâneos da Lunes, que aposta na pintura em porcelana.

Mãe e filha, Sônia e Marina Dinelli, reinventam essa técnica milenar, com desenhos mais atuais, e sem perder o refinamento. A marca foi lançada há dois anos, mais ou menos a época em que Sônia se aposentou, e resolveu investir num hobby novo. Quando as encomendas começaram a chegar, Marina, que é arquiteta, se juntou à mãe na produção.

O nome da linha, ‘segunda-feira’ em Espanhol, é uma referência ao dia da semana preferido das duas. “Segunda é um dia de recomeços, planejamentos e volta à rotina. E por que não começarmos o primeiro dia útil com peças que embelezam nossa casa e nossa vida?”, questiona Marina, que defende o uso rotineiro das porcelanas mais ‘chiques’ nas casas, e não apenas em ocasiões consideradas especiais.

As peças são feitas por encomenda, após briefing do cliente, que pode escolher entre jogos de xicaras de café, aparelhos de jantar, vasos e pratinhos que servem como porta-objetos. O processo é todo artesanal, com tinta, caneta ou decalque para a porcelana, que vai ao forno para secar.

O detalhe final é, literalmente, um luxo: acabamento em ouro líquido. O preço pra ter uma dessas ‘belezinhas’ casa, ou dar de presente, e ainda valorizar um trabalho artesanal feito em casa, é a partir de R$ 69. As vendas são feitas pelo Instagram @lunes_handmade.for.home.

Conheça algumas peças abaixo: