FecharX

Blocos Caricatos tomam conta da Afonso Pena na segunda de Carnaval

Com fantasias, samba-tema e bateria, os Blocos disputam um prêmio de R$ 25 mil



Créditos da imagem: Maurício de Souza
Main 140519 blocos caricatos
Bloco Acadêmicos da Vila Estrela foi o campeão do ano passado
Redação Sou BH
13/02/15 às 15:07
Atualizado em 01/02/19 às 19:07

Uma das partes mais divertidas do Carnaval, é, certamente, se fantasiar. Em BH, os tradicionais blocos caricatos ganharam até mesmo um campeonato, no qual disputam entre si um prêmio de R$ 25 mil.

Nove blocos desfilam na Afonso Pena no dia 16 de fevereiro, segunda de carnaval. Entre as fantasias, estão também uma bateria e um samba-tema, que embala o desfile de cada bloco.

O Bloco Infiltrados de Santa Tereza abre o desfile com o samba "Monteiro Lobato com Infiltrados no Carnaval", de Gugu de Souza e Eustáquio Mandruvá. O desfile conta a história de um dos maiores mestres da Literatura Infantil brasileira, autor do famoso "Sítio do Pica-pau Amarelo".

Os Aflitos do Anchieta fala sobre a água e a falta dela, com o samba-tema "Aflitos conta a História de um Pescador", composto por Gilson (Brasa) Liberato e Vicente de Paula (Deden).

Os Estivadores do Havaí têm como tema "A Hora do Espanto", com samba-enredo composto por Juólison Mangabeira, que conta uma história de terror.

O campeão de 2014, Acadêmicos da Vila Estrela, se apresenta com o tema "O que é que a Bahia tem", que homenageia os encantos, mistérios, culinária, religiões e culturas característicos do Estado.

O desfile dos Bacharéis do Samba, com o enredo "As várias faces do abraço", de Eliana do Salão, Fernando Junqueira Ribeiro, Ivo do Pandeiro, Nono do Santo Antônio e Paulo Feitosa,  é o quinto a tomar conta da Avenida.

"Sou do Ouro, Sou Minas Gerais - Santa Tereza não te esqueço nunca mais" é o enredo dos Inocentes de Santa Tereza, que homenageia o movimento musical Clube da Esquina, surgido no famoso bairro boêmio na década de 80.

Os Corsários do Samba desfilam com o enredo "Ali Babá no Carnaval de BH", de Serginho BH. O bloco foi fundado em 1961 e nunca deixou de sair às ruas da cidade, mesmo sem programação de carnaval.

No Bloco Caricato Academia do Samba Por Acaso, o samba enredo, “No Carnaval Animal o Por Acaso Canta o Zoo da Capital”, de Deley Por Acaso e Marcos Valente, fala do Zoológico de BH. Em outros anos, o bloco também falou sobre pontos turísticos da capital.

Os últimos a colocarem o bloco na avenida são os Mulatos do Samba, que vem com o enredo "Exaltação ao Samba – O samba que mora em mim”, de Roberto Martins, o Betô.

Os desfiles acontecem às 19h.