FecharX

Palestra de Bolsonaro na Fumec termina com prisão por injúria racial e tumulto

Confusão aconteceu nesta manhã e envolveu grupos de alunos e manifestantes belo-horizontinos



Créditos da imagem:
Main 205515 bolsonaro
Redação Sou BH
15/09/17 às 21:17
Atualizado em 01/02/19 às 19:07

A manhã desta sexta-feira (15) foi agitada no bairro Cruzeiro, região Centro-Sul da capital. Manifestantes pró e contra o candidato à Presidência da República Jair Bolsonaro se concentraram em frente à Universidade Fumec. O deputado federal do PSC fluminense ministrou uma palestra dentro da programação do evento Pensando o Brasil, projeto da instituição. 

Um grupo de ex-aluno organizou a manifestação contra o candidato e se concentrou na porta da universidade. Os grupos opositores se envolveram em um confronto e a Polícia Militar teve que intervir para separar brigas. "Nossa, foi horrível. A Fumec ficou trancada um tempão quando a confusão piorou. Tinha uns sete carros de polícia. Foi um horror", contou ao SouBH a estudante de jornalismo Clara Barbi. 

Segundo o major Flávio Santiago, porta-voz da Polícia Militar mineira, três pessoas foram vítimas de injúria racial por um dos manifestantes, que foi detido e conduzido para o Juizado Especial Criminal.  

O pré-candidato chegou à capital nesta quinta-feira para lançar seu livro autoral ('Jair Bolsonaro - Mito ou Verdade'), concedeu entrevistas a veículos de imprensa e se encontrou com o prefeito Alexandre Kalil (PHS). A palestra na Fumec foi transmitida ao vivo no perfil oficial do deputado federal em uma de suas redes sociais.


A passagem por BH movimentou a internet com posicionamentos a favor e contra o político. No Twitter, usuários relataram momentos da confusão. 

As páginas oficiais de Bolsonaro ainda não se manisfestaram em relação ao ocorrido aos arredores da Fumec. Em nota, a faculdade explicou que o evento é institucional e que a confusão aconteceu fora das dependências da instituição. Em relação ao projeto que causou frisson entre alunos e ex-alunos da universidade, a Fumec emitiu nota oficial em seu site.

"
O principal objetivo desta ação consiste em promover encontros com lideranças políticas em evidência, sem distinção de partido, para exporem suas diretrizes e planejamentos de gestão", diz trecho do posicionamento (confira na íntegra abaixo).

A instituição promete convidar os pré-candidatos à Presidência da República em 2018 para mostrar seus planos de gestão e ideias. A próxima palestra está agendada para o dia 29 de setembro, com o deputado federal Rodrigo Pacheco (PMDB-MG). 

Nota da Fumec 

A Fundação Mineira de Educação e Cultura (FUMEC), pessoa jurídica de direito privado e sem fins lucrativos, foi fundada em 1965, na cidade de Belo Horizonte. É com imenso orgulho que por mais de cinco décadas a Universidade FUMEC honra sua tradição de estar entre as melhores instituições de ensino superior de Minas Gerais. Para tanto, trabalhamos diariamente o nosso comprometimento perene em formar cidadãos não apenas para o mercado de trabalho, mas também em fomentar o espírito de cidadania e ideais libertários em prol de uma sociedade humanamente mais ética, justa e igualitária. 

Neste contexto sombrio contemporâneo, que ganha contornos cada vez mais conturbados entre a população brasileira, é de fundamental importância lembrarmos o duro e árduo preço que pagamos no passado para estabelecermos a democracia em nosso país. Muitas vidas foram violentamente ceifadas para que hoje tenhamos múltiplas oportunidades de expressarmos nossas ideologias, além de podermos estabelecer locais de fala que constroem debates prolíficos frente ao contraditório. 

A liberdade de expressão é um dos mais valiosos direitos fundamentais contidos na Carta de 1988. Respeitar a Constituição da República Federativa do Brasil é uma das mais importantes garantias que oferecemos aos nossos alunos, formando sujeitos conscientes e com alto nível crítico para refletirem e raciocinarem sobre as diversas ideologias apresentadas no cenário político e econômico, evitando sectarismos e silenciamentos de minorias. 

E por acreditarmos em nosso corpo docente e discente, criamos o Projeto FUMEC PENSANDO O BRASIL. O principal objetivo desta ação consiste em promover encontros com lideranças políticas em evidência, sem distinção de partido, para exporem suas diretrizes e planejamentos de gestão. Os convites estão sendo feitos de acordo com a agenda de cada um dos prováveis postulantes a cargos eletivos no ano de 2018, em âmbito federal e estadual, sendo que a ordem das apresentações será de acordo com as datas disponíveis de cada convidado(a) e não por determinação ou preferência da Universidade FUMEC. 

Ouvir para refletir. Argumentar para edificar. Avaliar para concluir.

Dialogar hoje para construir melhor o amanhã. Nunca abriremos mão da esperança!

É desta maneira que a Universidade FUMEC acredita no Brasil.