FecharX

Calouros fazem trote solidário para ajudar crianças com câncer da Fundação Sara de BH

Alunos devem arrecadar alimentos, roupas e brinquedos



Créditos da imagem: Divulgação/Feluma
Main whatsapp image 2019 02 22 at 18.37.53  1
Redação Sou BH
22/02/19 às 22:07
Atualizado em 22/02/19 às 22:08

Não é só com farra e brincadeiras que os recém universitários aproveitam no início da vida acadêmica. Um novo jeito de receber os calouros tem sido mais proveitoso: o Trote Solidário da Faculdade Ciências Médicas, no qual os alunos devem arrecadar doações e vender rifas para ajudar as crianças e adolescentes com câncer amparados pela Fundação Sara de BH. Além disso a programação também conta com visitas aos pacientes.

Neste ano, a maratona de atividades começa na próxima segunda-feira (25) e envolve os novos alunos de todos os cursos. Todo trabalho feito é pontuado e premiado no fim do ano. Entre os desafios eles têm que arrecadar roupas, alimentos, brinquedos, produtos de limpeza e dinheiro com as rifas.

O Trote Solidário conta ainda com doação de sangue e cadastro de medula, que também aumentam as notas para os calouros. Ao final eles precisam juntar 100 pontos e os três primeiros colocados ganham brindes, como jalecos e livros.

A edição passada fez tanto sucesso que em 2019 foi preciso fazer uma seleção de vagas para os veteranos ajudarem na comissão organizadora. Segundo a coordenação, a premiação é só para os novatos, mas as doações chegam de todos os períodos.

O projeto

O Trote Solidário começou em 2015, mas a parceria com a Fundação Sara se firmou em 2016 e a cada ano crescem o número de veteranos querendo participar e a dedicação dos calouros em conseguir tirar o primeiro lugar no quesito solidariedade.

Segundo uma das coordenadoras do Trote, Maria Passos Bianchini, aluna do 7º período de medicina, os alunos se identificaram com o trabalho social feito na Fundação Sara. “Eu sou completamente apaixonada por este trabalho. É muito legal ver os calouros participando, comprando a ideia e ver que a gente faz realmente diferença para aquelas crianças”, comemora ela.

A Fundação Sara atende crianças e adolescentes em tratamento oncológico na capital, oferecendo aos pacientes e as famílias abrigo, alimentação, apoio psicológico e transporte até os hospitais. Quem quiser fazer alguma doação pode ligar no telefone 3284-7690.