FecharX

Centro de Referência LGBT tem nova sede a partir desta quarta-feira

Espaço integra a estrutura da Subsecretaria de Direito e Cidadania



Créditos da imagem: Divulgação/PBH
Main 163837 parada lgbt foto divulgacao pbh
Redação Sou BH
19/12/18 às 17:15
Atualizado em 01/02/19 às 19:47

A prefeitura inaugurou nesta quarta-feira (19) a nova sede do Centro de Referência LGBT na rua Curitiba, 481, na região central. O espaço próprio conta com instalações adequadas para atendimento ao público, atividades e reuniões.

O Centro de Referência LGBT integra a estrutura da Subsecretaria de Direito e Cidadania, por meio da Diretoria de Políticas para a População LGBT, criada em 2017. Segundo o subsecretário de Direito e Cidadania, Thiago Costa, o novo espaço propõe um contato mais estreito do público LGBT com o Centro de Referência. “Nosso trabalho tem sido no sentido de reforçar e ampliar o atendimento e acolhida desse público, o que já se traduziu em um crescimento de mais de 200% nos atendimentos, em relação a 2016. Acreditamos que a estratégia do Centro de Referência LGBT é fundamental na construção de uma cidade com menos discriminação, e, com este novo espaço, esperamos atender mais e cada dia melhor”, afirmou.

Políticas para a População LGBT

A Diretoria de Políticas para a População LGBT tem como objetivo elaborar e implementar políticas públicas que promovam e garantam os direitos humanos e a cidadania de gays, lésbicas, bissexuais, travestis e transexuais, e que combatam a discriminação por orientação sexual e identidade de gênero. Como equipamento da Diretoria, o Centro de Referência da População LGBT contribui para a defesa e promoção desses direitos.

O Centro atende a população durante todo o ano, oferecendo atendimento psicossocial e intermediando o relacionamento com as demais secretarias municipais nos serviços prestados aos cidadãos LGBT. Os serviços ofertados são: 

- Apoio para vítimas de LGBTfobia
- Auxílio em caso de desrespeito de direitos
- Orientações e informações sobre direitos, serviços e assistência social
- Participação em grupos de apoio
- Orientações sobre como ter o gênero e nome de registro retificados
- Orientações sobre como assegurar que o nome social seja devidamente respeitado em todos os lugares
- Apoio na garantia do direito à saúde integral e hormonização (terapia hormonal)
- Apoio no direito de acesso à cultura e ao lazer
- Orientações sobre o direito de constituir família
- Apoio para inserção e reinserção na escola e no mercado de trabalho
- Encaminhamento para cursos

Com PBH