FecharX

Sombra e água fresca! Veja dicas para passear com os doguinhos neste calorão

O melhor amigo do homem também precisa de cuidados no verão



Créditos da imagem: Africa Studio/Shutterstock
Main dog news
Júlia Alves
04/02/19 às 16:12
Atualizado em 07/02/19 às 15:00

O calorão não dá trégua e, com a expectativa de um verão bem quente, é preciso alguns cuidados não só com os humanos, mas com os bichinhos também! Bastante água, sombra e até mesmo protetor solar podem ser algumas das dicas para levar seu cachorro para um passeio.

A ideia é: se o sol pode ser prejudicial para os humanos, também pode ser prejudicial para os ‘doguinhos’. De acordo com Bruno Divino Rocha, presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV-MG), o recomendável são caminhadas durante os horários de menor incidência solar.


“O ideal são passeios nos horários mais tranquilos, antes das 10h e após às 16h. E o dono deve sempre levar garrafinhas d’água para hidratar o animal e optar por andar mais na sombra”, comenta. O veterinário ainda explica que os animais não têm glândulas sudoríparas e se refrescam por meio da respiração. Logo, quanto mais água, melhor!


Mais recomendações


Outra recomendação vai para as mamães e papais de cães acima do peso. Segundo o presidente do CRMV, não é ideal fazer caminhadas nessa época do ano com esses bichinhos. “A gente recomenda exercícios mais leves e controlados para cães obesos, principalmente no calor. Em uma caminhada num dia muito quente, eles podem, literalmente, morrer de calor. Já que a temperatura pode subir muito rápido”, afirma Bruno.


Cães com a pelagem muito branca, principalmente o focinho, também merecem um cuidado especial. Para esses pets, ou aqueles com o pelo muito curto ou que já apresentam problemas de pele, existem protetores solares próprios para os dogs. Bruno indica que os donos consultem um veterinário antes de optarem por essa alternativa. As patas são outra preocupação. Se o asfalto estiver muito quente, não é recomendado o passeio. O ideal é fazer o teste com a própria mão.


Cuidados rotineiros


Segundo o presidente do CRMV, a alimentação pode se manter na rotina de sempre (duas vezes por dia) e a água sempre à vontade e fresca.

Outro ponto é a tosa que não tem muita mudança também. “Para os cães com pelo mais longo, pode ser feita uma tosa mais baixa. Já a questão do banho é muito controversa. Alguns animais têm problema de pele quando tomam muitos banhos, então a recomendação é manter a mesma rotina”, explica o veterinário.


Porém, segundo Bruno é importante perceber o comportamento do seu bichinho nos dias de calor. “Se o dono notar que o animal está muito ofegante é porque o calor está realmente muito forte para o animal e ele pode vir a óbito. O ideal é dar um banho com água fria para abaixar a temperatura corporal”, pontua.