FecharX

Deputados aprovam fim do voto secreto na ALMG

<p>Cinquenta e nove parlamentares votaram a favor da medida</p>



Créditos da imagem: Wikipedia
Main 3 assembleia
Wikipedia
Redação Sou BH
12/08/14 às 13:37
Atualizado em 01/02/19 às 19:33

O fim do voto secreto na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) foi aprovado, em segundo turno, com 59 votos favoráveis e nenhum contrário em Reunião Extraordinária de Plenário realizada na manhã desta terça-feira (9). Além de acabar com o voto secreto, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 3/11 também instaurou o voto nominal ? que identifica individualmente cada deputado e expõe o voto em painel eletrônico.

Segundo o presidente da ALMG, deputado Dinis Pinheiro (PSDB), este é um momento histórico. "A Assembleia está em processo de evolução permanente, tornando-se cada vez mais ética, solidária, participativa e cidadã." A PEC aprovada segue para a Comissão de Redação Final e, ao fim da etapa, o prazo é de até cinco dias para promulgação pela Mesa Diretora.

O deputado Sargento Rodrigues destacou a importância do fim do voto secreto. "Quem ganha com o fim do voto secreto é a população, que agora tem mais transparência em todas as votações da Assembleia."

A nova PEC aprovada só não abrange a eleição da Mesa da Assembleia, que também é por voto secreto, porque a atividade não consta na Constituição e, sim, no regimento interno da casa. Neste caso, apenas um projeto de resolução da própria Mesa pode alterar a forma de votação.