Feriado celebra a história de Nossa Senhora da Boa Viagem, padroeira de Belo Horizonte desde 1932
Para alegria dos belo-horizontinos, o dia 15 de agosto é feriado municipal em Belo Horizonte. Trata-se do Dia de Nossa Senhora da Boa Viagem, considerada a padroeira de BH. A data celebra a importância da santa não apenas na tradição católica, como também na história de formação da cidade e na memória dos mineiros.
A história que faz de Nossa Senhora da Boa Viagem a padroeira da capital tem origem há mais de 300 anos. No século 18, um fazendeiro português trouxe de viagem uma imagem da santa. Como forma de homenagem e de abrigar a imagem, o homem construiu uma capela dedicada a ela.
Nossa Senhora da Boa Viagem passou a ser cultuada como protetora dos navegantes, dos viajantes e dos tropeiros, que costumavam passar pelo local. Assim, na região ao redor da capela, surgiu o primeiro povoado que deu origem à Belo Horizonte, na época ainda chamada de Curral Del Rei.
De acordo com a arquidiocese de BH, Nossa Senhora da Boa Viagem é a padroeira da cidade desde 1932. O título foi oficializado pelo papa Pio XII, a pedido do cardeal dom Carlos Carmelo de Vasconcelos Mota. As festas em sua homenagem ocorrem do dia 6 a 15 de agosto.