Feriado celebra a história de Nossa Senhora da Boa Viagem, padroeira de Belo Horizonte desde 1932
Nossa Senhora da Boa Viagem foi nomeada padroeira de BH pelo papa Pio XII.
Para alegria dos belo-horizontinos, o dia 15 de agosto é feriado municipal em Belo Horizonte. Trata-se do Dia de Nossa Senhora da Boa Viagem, considerada a padroeira de BH. A data celebra a importância da santa não apenas na tradição católica, como também na história de formação da cidade e na memória dos mineiros.
A história que faz de Nossa Senhora da Boa Viagem a padroeira da capital tem origem há mais de 300 anos. No século 18, um fazendeiro português trouxe de viagem uma imagem da santa. Como forma de homenagem e de abrigar a imagem, o homem construiu uma capela dedicada a ela.
Nossa Senhora da Boa Viagem passou a ser cultuada como protetora dos navegantes, dos viajantes e dos tropeiros, que costumavam passar pelo local. Assim, na região ao redor da capela, surgiu o primeiro povoado que deu origem à Belo Horizonte, na época ainda chamada de Curral Del Rei.
De acordo com a arquidiocese de BH, Nossa Senhora da Boa Viagem é a padroeira da cidade desde 1932. O título foi oficializado pelo papa Pio XII, a pedido do cardeal dom Carlos Carmelo de Vasconcelos Mota. As festas em sua homenagem ocorrem do dia 6 a 15 de agosto.