FecharX

Especial férias: 5 cidades históricas para conhecer perto de BH

Descubra passeios imperdíveis para fazer nas férias, ou nos momentos de ‘escapada’ da capital



Créditos da imagem: Filipe Frazão/Shutterstock.com
Main 195340 ouro preto por filipe frazao
Redação Sou BH
11/01/19 às 15:45
Atualizado em 12/02/19 às 12:02

Especial publicitário - Este material é patrocinado*

Dezembro e janeiro são sinônimos de férias pra muita gente. Para quem vai pegar a estrada saindo de BH e quer respirar ares de cultura, as melhores opções são as cidades históricas mineiras. Confira uma seleção especial do Sou BH e da Proauto pra você aproveitar seu descanso merecido.

Sabará

A apenas 19 quilômetros de Belo Horizonte, Sabará foi o primeiro povoado colonial de Minas Gerais. Tem o segundo teatro mais antigo do Brasil (o Teatro Municipal), a única casa de intendência e fundição de pé no país e uma das poucas cidades mineiras com traços das três fases do Barroco (na Matriz de Nossa Senhora da Conceição). No centro histórico, onde está localizada a maioria dos atrativos arquitetônicos e igrejas do século XVIII, tem também o Museu do Ouro, chafarizes e o casario colonial. A gastronomia típica tem como estrela dos restaurantes a ora-pro-nobis. Não deixe de provar essa delícia refogada nos pratos!

Tiradentes

A efervescência cultural é a marca da cidade, que fica a 225 quilômetros de BH. Palco de grandes festivais, como de cinema e gastronomia, Tiradentes frequentemente serve de locação para produções cinematográficas e dramatúrgicas. Também, pra todo canto que se olhe, parece mesmo uma cidade cenográfica: ruas estreitas de pedra, casas coloniais, igrejas barrocas, charretes e a Serra de São José ao fundo. Um dos passeios mais procurados é o de maria-fumaça, onde você faz uma ‘viagem ao passado’, com destino a São João del-Rei.

São João del-Rei

A 13 quilômetros de Tiradentes (180 quilômetros de BH), São João é mais movimentada que a primeira. Há um fluxo de veículos e comércio mais intenso, mas nada que atrapalhe o passeio pelo patrimônio histórico. Não deixe de visitar a Igreja de São Francisco de Assis, a Catedral Nossa Senhora do Pilar e o Memorial Tancredo Neves. Nos restaurantes, a gastronomia mineira ganha destaque com feijão tropeiro, frango com quiabo e angu.

Ouro Preto

Ouro Preto fica a 89 quilômetros de BH e é um dos principais destinos históricos do país, com excelente infraestrutura turística – boa oferta de hospedagem, restaurantes e passeios guiados. Reconhecida como Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco, a cidade tem o maior conjunto barroco do mundo. As ladeiras de pedra conduzem ao casario colonial e a construções como a Casa dos Contos, o Museu da Inconfidência, a Matriz de Nossa Senhora do Pilar e a Igreja de São Francisco de Assis. Também são imperdíveis os passeios pelos ateliês de artesanato, com peças típicas feitas de pedra-sabão.

Mariana

A pouco mais de 11 quilômetros de Ouro Preto (111 quilômetros de BH), Mariana foi a primeira capital de Minas Gerais. Entre as obras arquitetônicas, os destaques vão para a Igreja de São Francisco de Assis, Igreja de Nossa Senhora do Carmo e a Casa de Câmera e Cadeia. Outra dica de passeio nas proximidades é até a Mina da Passagem, uma das poucas minas de ouro abertas à visitação No Brasil. Ela fica em Passagem de Mariana, a cinco quilômetros da cidade. O passeio dura 45 minutos e custa R$ 88 por pessoa.

Revisão

Reveja nossa matéria com os cuidados que você tem que observar na hora de fazer a revisão do seu carro, antes de pegar a estrada.

*O conteúdo é de responsabilidade do anunciante