FecharX

Governo cria comitê para promover a recuperação de Brumadinho

Grupo vai planejar e executar atividades para restabelecimento socioeconômico e ambiental da região



Créditos da imagem: Gil Leonardi/Imprensa MG
Main zema gil leonardi imprensa mg
Redação Sou BH
27/02/19 às 14:15
Atualizado em 27/02/19 às 15:07

O Governo do Estado criou um grupo de profissionais que vão pensar e planejar estratégias e atividades para a recuperação de Brumadinho após a tragédia ambiental causada pelo rompimento da barragem de rejeitos da Vale, no dia 25 de janeiro.

O objetivo geral da comissão é a coordenação das atividades executadas diretamente ou por terceiros, referentes ao diagnóstico dos impactos e à recuperação socioeconômica e socioambiental de Brumadinho e dos municípios da Bacia do Rio Paraopeba afetados pelo rompimento da barragem da Mina Córrego do Feijão. Cabe também ao comitê a coordenação das atividades voltadas para o fortalecimento das atividades preventivas à ocorrência de desastres com barragens.

O grupo é coordenado pela Vice-Governadoria e vai reunir representantes dos seguintes órgãos: Gabinete Militar do Governador, por meio da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec), Advocacia-Geral do Estado (AGE), Controladoria-Geral do Estado (CGE), secretarias de Estado de Governo (Segov), de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), de Desenvolvimento Social (Sedese), de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sedectes) e de Transportes e Obras Públicas (Setop).

Os encontros vão ocorrer sistematicamente, conforme convocação da coordenadora Luisa Barreto, que também coordena o Escritório de Ações Prioritárias do Governo de Minas. O comitê funcionará ao longo de um ano e deve elaborar relatórios periódicos de atividades, que serão encaminhados ao governador e ao vice. Os participantes não serão remunerados.

Com Agência Minas