Histórias das ruas: Luiz Antônio Simas lança em BH livro sobre Jogo do Bicho

Evento, no dia 17 de agosto, terá roda de samba e celebra 2 anos da livraria Jenipapo

Créditos da imagem: Victor Hugo Vasconcelos
Luiz Antônio Simas é professor, historiador, escritor, educador e compositor cujas obras focam na cultura popular brasileira
Pedro Grossi
13/08 às 12:04
Atualizado em 13/08 às 12:09

O escritor, pesquisador das culturas de rua do Brasil e professor de História Luiz Antônio Simas lança em Belo Horizonte, no dia 17 de agosto (sábado), às 11h, na Livraria Jenipapo (rua Fernandes Tourinho, 241 - Savassi), 'Maldito invento dum baronete: Uma breve história do jogo do bicho". O evento, que marca o aniversário de dois anos da livraria, também contará com roda de samba com o grupo Na Cadência do Samba.  

Continua depois da publicidade

Histórias das ruas

O professor e escritor Luiz Antônio Simas se tornou uma referência quando o assunto é cultura popular, futebol brasileiro e histórias do cotidiano fluminense que ajudaram a moldar nosso povo. Entre dezenas de livros publicados, destaques para "Dicionário da História Social do Samba", "Almanaque de Brasilidades", "Umbandas: Uma história do Brasil" e "Samba de Enredo: História e Arte". O historiador, que é jurado do Estandarte de Ouro, chegou a ser enredo da escola de samba Acadêmicos da Abolição, em 2023, na Série Prata. 

O jogo do bicho, criado em 1892 e objeto do seu novo livro, vem ganhando destaque na mídia sobretudo após os documentários 'Doutor Castor, que conta a história do bicheiro e patrono da Mocidade, Castor de Andrade, e 'Vale o Escrito - A Guerra do Jogo do Bicho', que aborda os bastidores dos crimes decorrentes das relações entre contraventores e suas famílias.

Leia também: Escritor cuiabano Joca Terron discute mitologia do novo livro no Sempre Um Papo