FecharX

Boa ação! Hospital em BH oferece banco de perucas para pacientes em tratamento de câncer

Parceria com ONG Fio de Luz ameniza a luta contra a doença que fragiliza a autoestima das mulheres



Créditos da imagem: Ana Luiza Braga
Main img 0634
Camila Saraiva
12/02/19 às 18:37
Atualizado em 12/02/19 às 18:49

Ajudar sem burocracia. Levar a solução do problema diretamente a quem precisa. Esse é o lema da ONG Fio de Luz que fabrica perucas exclusivas para doar a mulheres em tratamento de câncer. E para ampliar esse benefício, o hospital Felício Rocho é um dos parceiros que agora conta com um banco de perucas para suas pacientes.

Desde o início do projeto, em fevereiro deste ano, o hospital, que atende pelo SUS, já recebeu 45 perucas da ONG. O estande fica montado na área onde as pacientes fazem o tratamento. É só escolher o modelo e levar, sem precisar devolver. “Perder o cabelo mexe com a autoestima. Essa ação proporcionou muita alegria e isso é muito positivo para o tratamento, o psicológico manda muito”, explica Ana Paula Gonçalves, enfermeira supervisora no Felício Rocho.

O fundador da ONG Fio de Luz, Edmilson Marques, se sensibilizou com a situação das pacientes de câncer quando uma mulher entrou em sua loja de cabelos e mostrou a foto de como ela era antes de perder os fios por causa da quimioterapia. A situação comovente fez com que o ex-massagista esportivo se dedicasse, exclusivamente, a esse público que tanto precisa de apoio. “A pessoa já está passando por uma situação que não deseja para ninguém e aí tem que enfrentar um processo tão burocrático. Mas quando ela chega aqui na ONG, pode escolher sua peruca de graça e já sair com ela”, conta Edmilson.    

“No início do tratamento foi muito importante. Só de ter por perto a peruca já me dá uma segurança”, conta a paciente do Felício Rocho, Berenice Faria, que está tratando um câncer de mama.

Outros hospitais em BH também são parceiros da Fio de Luz, como o Luxemburgo e o São Francisco, e ajudam a divulgar os trabalhos da instituição e a receber doação de cabelos para a confecção das perucas. As pacientes de outras unidades assistenciais também podem conseguir esse apoio, é só ligar para a ONG (3789-6070), levar o laudo médico, o comprovante de quimioterapia e escolher a peruca.

Como doar

Quem quiser contribuir com esse trabalho social pode doar cabelos diretamente para a ONG ou pelos hospitais parceiros. É necessário que o cabelo tenha no mínimo 20 cm e seja cortado seco e amarrado. Desde o início do trabalho mais de 1000 perucas foram doadas. Saiba mais sobre a ONG.