FecharX

Iniciantes no universo das artes têm vez no Palácio

Nova exposição “Arte à primeira vista” busca contribuir com formação de público em BH



Créditos da imagem: Renata Sant’Anna
Main regina silveira obra tracks foto renata santanna 20140918203200
Exposição convida crianças a se divertirem com as artes
Redação Sou BH
21/01/15 às 20:55
Atualizado em 01/02/19 às 20:00

Por Débora Gomes, jornalista Sou BH

Já que outubro é o mês das crianças, no Palácio das Artes (Av. Afonso Pena, 1537 – Centro), elas têm diversão garantida. De 20 de setembro a 9 de novembro, a Grande Galeria Alberto da Veiga Guignard recebe a exposição “Arte à Primeira Vista”, com curadoria de Renata Sant’Anna e Valquíria Prates.

Ao todo, 86 obras compõem a mostra, que reúne trabalhos dos artistas Lygia Clark, Regina Silveira, Mira Schendel, Geraldo de Barros, Leonilson e FransKrajcberg. “Pensamos em criar ambientes em que os públicos iniciantes em artes - crianças ou adultos - possam ter a liberdade de viver uma experiência de construção de sentidos equivalente ao ‘amor à primeira vista’”, explica a curadora Valquíria Prates.

O projeto teve início em 2005, com pesquisas realizadas pelas curadoras a fim de chegar ao encontro perfeito com a arte. “Pensamos em nos dedicar, a cada ano, a um conjunto de questões que motivam a produção de arte contemporânea”, conta Valquíria. A partir daí, teve início um trabalho de busca de artistas, que se concentrariam em cada uma dessas questões para compor o projeto, que conta com obras das fases “Objetos Sensoriais e Fantasmática do Corpo”, de Lygia Clark; das séries “Sobras e Fotoformas”, de Geraldo de Barros; as séries “Toquinhos e Frutinhas”, de Mira Schendel; “Gigante com Flores e O Navio”, de Leonilson; “Mundus Admirabilis” e “Rerum Naturae”, de Regina Silveira, entre outras.

“A exposição pretende ser um espaço de trocas e interação, em que o público terá a oportunidade de vivenciar experiências com as obras de maneira ampla”, afirma a curadora Renata Sant’Anna. Os visitantes poderão, além de ver e interagir com as obras, participar de atividades práticas, “que buscam aproximá-los do processo de criação e pesquisa dos artistas”, completa Renata.

Para facilitar esse entendimento e deixar o visitante bem à vontade, mediadores e educadores da exposição orientam uma série de possibilidades de encontros na galeria e, em outubro, o programa oferece o ateliê educativo, voltado para as famílias, na Galeria Arlindo Corrêa Lima. “Quando a criança visita exposições, parques, festas, exibições de cinema teatro e dança, naturalmente seu repertório passa a ser construído de forma mais complexa, já que ela experimenta formas diversas de participar dos acontecimentos sociais e públicos”, explica Valquíria.

A exposição fica em cartaz no Palácio das Artes, de 20 de setembro a 9 de novembro, de terça-feira à sábado, de 9h30 às 21h, e domingo, de 16h às 21h. Para os interessados nas atividades do programa Educativo, deve ser feito um agendamento prévio pelo telefone (31) 3236-7471 ou pelo e-mail agendamento.educativo@fcs.gov.br.