FecharX

Livraria Quixote lança livro 'Elke Maravilha: além de perucas, saltos e batons', dia 9

Obra do pesquisador Ton Garcia traz conversas e imagens inéditas da artista



Créditos da imagem: Ilustração: Quihoma Isaac
Main eike
Nasida na Alemanha e natualizada brasileira, Elke Maravilha marcou no país uma presença extravagante, inteligente e leve
Pedro Grossi
25/10 às 11:13
Atualizado em 25/10 às 11:13

A livraria Quixote (rua Fernandes Tourinho, 274 - Savassi) lança, no dia 9 de novembro (sábado), das 11h às 15h, o livro 'Elke Maravilha: além de perucas, saltos e batons', de Ton Garcia. A obra começou como uma pesquisa de pós-graduação sobre Estudos de Linguagem e terminou como um livro com relatos e imagens inéditas da artista, que faleceu em 16 de agosto. 

Memórias e afetos

O livro é "uma viagem nem pela Elke Maravilha nem pela Elke Grünupp (nome de batismo da artista, alemã de nascimento), mas pela linguagem usada pela artista para se comunicar com o mundo. O que ela representa, especialmente com a distância causada pela morte, é o que é mais vivo e rico. Depois de entendermos esses símbolos, podemos, mas não precisamos, voltar ao mundo das biografias tradicionais. Teremos chaves para conhecermos mais sobre uma figura única da cultura brasileira", diz João Camilo de Oliveira Torres, editor da obra.  

Elke Maravilha 

Elke Grünupp nasceu em Leutkirch im Allgäu, na Alemanha, em 1945. Aos 4 anos, veio com os pais para o Brasil, fugidos da pobreza do pós-guerra. Chegou a viver em uma fazenda em Itabira (MG), onde nasceram dois dos seus irmãos. Aos 17 anos, foi escolhida Glamour Girl, em Belo Horizonte, e, aos 20, se mudou para o Rio de Janeiro. Naturalizada brasileira, foi modelo e atriz. Faleceu em 2016, aos 71 anos. 

Leia mais: Escritor Valter Hugo Mãe discute livro 'Deus na Escuridão', no Sempre um Papo