FecharX

"Loja de Rua" chega a Belo Horizonte em abril

Projeto "The Street Store" está recebendo doações para edição de BH, que acontece no próximo dia 11



Créditos da imagem: Street Store
Main 150942 em castle of good hope2
No Brasil, já aconteceram três edições do evento, em São Paulo, Fortaleza e Belém
Redação Sou BH
23/03/15 às 22:10
Atualizado em 01/02/19 às 19:16

Imagine uma loja de roupas a céu aberto. Agora imagine que essa loja ofereça cobertores, roupas, calçados, acessórios e até mesmo cachecóis (por que não?), enfim, tudo que uma pessoa precisa para se aquecer durante uma noite fria, ou simplesmente andar por aí, com um peça de roupa bacana. Até então, tudo normal. Não fosse o fato de essa loja não cobrar nenhum centavo pelos produtos que oferece!

Isso será possível no dia 11 de abril, data em que a capital mineira recebe uma edição do evento “The Street Store”, cujo principal objetivo é dar às pessoas desfavorecidas (principalmente moradores de rua), a experiência de escolherem os próprios produtos de que precisam e sem nenhum custo. 

A ‘loja de rua’ será instalada na Avenida Afonso Pena (possivelmente nas grades do Parque Municipal e funcionará entre 8h e 18h). Todos os produtos oferecidos lá serão fruto de doações – recebidas com antecedência ou no próprio dia do evento. Todos os envolvidos no projeto também estarão doando seu tempo, força de trabalho e solidariedade em prol da causa humanitária.

The Street Store

O projeto surgiu em janeiro de 2014, na Cidade do Cabo (África do Sul), como uma loja de rua sem fins lucrativos. Já aconteceu 105 vezes, em cidades nos Estados Unidos, México, Argentina, Canadá, África do Sul, Bélgica, Colômbia, Costa Rica, Noruega, Honduras, Gana, Índia, Reino Unido e Senegal. No Brasil, aconteceram três edições do evento, em São Paulo, Fortaleza e Belém.

Podem ser doadas roupas, calçados, cintos, lenços, bijuterias, bonés, chapéus, cangas, bolsas, mochilas, carteiras, cobertores, travesseiros, almofadas, mas preferencialmente roupa e sapato. Também são aceitas roupas infantis, femininas e masculinas (preferencialmente masculinas).

“The Street Store em Belo Horizonte”

O evento conta com o apoio do site Moda Ética e nasceu da iniciativa despretensiosa da Mestra em Engenharia de Produção (UFMG), bacharel em Design de Produto (UEMG) e pesquisadora em Moda Ética desde 2007, Luciana Duarte. Ela engajou os alunos de Engenharia de Produção, da Faculdade Kennedy (turmas de 7º e 8º, “Planejamento e Projeto de Produto” e “Processo de Desenvolvimento de Produto”), a fim de executar uma edição do projeto em BH.  

Eles entraram em contato com a organização do projeto no mundo inteiro e o resultado? Uma chuva de e-mails de muita gente interessada em ajudar. Se você se solidarizou com a causa e também quer ajudar, pode entrar em contato pelo e-mail: contato@modaetica.com.br.

Muitas outras informações (sobre como ser um voluntário, onde e como fazer doações) você encontra aqui.

Para mais informações sobre o projeto, acesse os links.

thestreetstore.org

Facebook/thestreetstoreorg

Facebook.com/modaetica