FecharX

Manifestação reune milhares de pessoas em BH

<p>A maioria do grupo seguiu, em clima pacífico, pela Avenida Antônio Carlos, em direção ao Mineirão, onde a seleção brasileira enfrentou o Uruguai</p>



Créditos da imagem: LecaNovo
Main 8 manifestacao
LecaNovo
Redação Sou BH
12/08/14 às 13:38
Atualizado em 01/02/19 às 19:52

Cerca de 40 mil pessoas participaram das manifestações em Belo Horizonte nesta quarta-feira (26), segundo a Polícia Militar de Minas Gerais. A maioria do grupo seguiu, em clima pacífico, pela Avenida Antônio Carlos, em direção ao Mineirão, estádio onde a seleção brasileira enfrentou o Uruguai, às 16h, pela semifinal da Copa das Confederações.

A passeata foi iniciada na Praça Sete, de onde saíram aproximadamente 15 mil pessoas. O número de participantes foi aumentando à medida que eles caminhavam. Organizados, os manifestantes utilizaram cartazes e faixas para protestarem. Para garantir a segurança da população, o trânsito foi interrompido preventivamente em diversas vias da região.

Porém, ao chegar próximo ao estádio, parte dos manifestantes rompeu o acordo feito com a Polícia Militar e tentou invadir a área de segurança Fifa. A maioria das pessoas repudiou a iniciativa e, de mãos dadas, formou uma barreira para impedir que o grupo subisse a Avenida Abrahão Caram, que dá acesso ao Mineirão.

Enquanto um grupo decidiu sair em direção à Avenida Santa Rosa, trajeto definido em assembleia mais cedo, na Praça Sete, outro resolveu ficar e tentar quebrar a barreira. Foi então que se iniciou o confronto entre a polícia e os manifestantes. A PM lançou bombas de gás lacrimogêneo e de efeito moral para dispersar a multidão.

Já no início da noite, como era previsto, outro grupo iniciou uma onda de vandalismo. Na Avenida Antônio Carlos, pessoas com os rostos cobertos colocaram fogo em ruas, carros e lojas, saquearam e destruíram pontos de ônibus, concessionárias, bancos, postos de combustíveis, grades de proteção.  

Segundo balanço da PM, uma pessoa morreu durante a manifestação e pelo menos 15 ficaram feridas. Um jovem de 21 anos caiu no Viaduto José Alencar, sobre a Avenida Antônio Carlos. Ele foi resgatado com vida, mas não resistiu aos ferimentos. Ao todo 28 pessoas foram detidas.