FecharX

MEC faz levantamento sobre gravidez na adolescência

Instituições públicas e privadas tem até o dia 15 de abril para participar



Créditos da imagem: HTeam / shutterstock
Main shutterstock 373610266
Déborah Rodrigues *
11/03/19 às 14:51
Atualizado em 11/03/19 às 14:51

O Ministério da Educação (MEC) está fazendo um levantamento, por meio de um questionário sobre gravidez na adolescência em escolas públicas e privadas de todo país. Ao responder o questionário, as instituções devem considerar casos envolvendo meninas de 10 a 19 anos. 

A intenção do trabalho, que faz parte do programa Saúde na Escola, é fortalecer ações simultâneas para reduzir o número de casos de gravidez em adolescentes, além de garantir cuidado integral às futuras mamães. As jovens não precisam ser identificadas durante o preenchimento da pesquisa, que deve ser feito online, até o dia 15 de abril, no portal exclusivo para o perfil da escola, no Sistema Educacenso.

De acordo com o Ministério da Saúde, a taxa de gravidez na adolescência no Brasil é de cerca de 56 adolescentes a cada grupo de mil. O índice brasileiro é maior que a taxa internacional, que é de cerca de 49 para o mesmo número. Entretanto, entre os anos de 2010 e 2017, houve uma redução de 13% nos casos de mães adolescentes. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), meninas negras representam a maior proporção.

Saúde na Escola

O programa foi criado em 2007 para conscientizar crianças e adolescentes de escolas públicas com ações de promoção, prevenção e atenção à saúde. Entre as ações do programa estão a saúde sexual e a reprodutiva, de acordo com princípios e orientações do Sistema Único de Saúde (SUS).