FecharX

Operação Oxigênio ajuda a combater a poluição veicular em BH

<p>Corredores de tráfego intenso da capital recebem trabalhos de fiscalização que trazem ganhos ambientais para a cidade</p>



Créditos da imagem:
Main operacao oxigenio
Redação Sou BH
12/08/14 às 13:38
Atualizado em 01/02/19 às 20:00

Com o objetivo de combater a poluição veicular, a Operação Oxigênio realiza blitzen em corredores de tráfego intenso na cidade, nos pontos finais e estações de ônibus. Na região Leste, uma das vias que recebe os trabalhos de fiscalização é a avenida dos Andradas. Entre os veículos alvo do programa estão caminhões, ônibus, utilitários e escolares, que, quando abordados, passam pela inspeção que verifica o nível de emissão de fumaça preta.

Atualmente, a ação fiscal contempla a frota movida a óleo diesel, combustível preferido de veículos de uso intenso (que mais rodam e que mais transportam peso), além de ser a frota mais velha.

O responsável pelo veículo irregular é autuado e têm até 15 dias para providenciar a manutenção. Depois, é preciso comprovar que a situação foi regularizada, marcando uma vistoria no Ponto Fixo da Prefeitura localizado no bairro Coração Eucarístico. O espaço realiza a inspeção veicular e também contempla veículos para vistoria espontânea, de caráter preventivo e sem punição. Em ambos os casos, é necessário agendar a inspeção. O serviço é gratuito.

A coordenadora do trabalho na Secretaria Municipal Adjunta de Fiscalização (Smafis), Bernadete Carvalho Gomes, explica que para todos os veículos inspecionados os agentes lavram auto de fiscalização para comprovar a ação. ?Se for aprovado na vistoria, recebe um auto de inspeção com o resultado que tem validade por 15 dias. Caso o mesmo seja abordado novamente durante esse período, não precisa passar por outra vistoria. A partir do 16º dia recomeça todo o trabalho?, esclarece.

Já nas situações em que o veículo é reprovado, um auto de fiscalização é lavrado. No documento consta a data agendada para comparecimento ao Ponto Fixo para nova vistoria. ?O proprietário recebe também o auto de infração e o veiculo ganha o selo do programa para identificação, que é afixado no para-brisa e só retirado quando comprovada a regularização?, acrescenta Bernadete.

Operação Oxigênio

? Média anual de vistorias: 4.600
? Variação da multa na primeira constatação de irregularidade: R$ 288,30 a R$ 2.883,05
? Endereço do Ponto Fixo: Via Expressa, 3.200, bairro Coração Eucarístico.
? Telefone para agendamento de vistorias: (31) 3246-0193
? Denúncia de irregularidades: Telefone 156 (informar número da placa do veículo e, se possível, no caso de coletivos, os números da linha e de ordem existentes na lateral do veículo).

Fonte: Prefeitura de Belo Horizonte