FecharX

Pampulha vai receber novas placas de sinalização

<p>Prefeitura abriu licitação para contratação de empresa responsável pelo projeto</p>



Créditos da imagem:
Main grey
Redação Sou BH
12/08/14 às 13:38
Atualizado em 01/02/19 às 19:51

Os pontos turísticos da Pampulha vão receber cerca de 70 novas placas. O projeto é uma parceria da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Belotur e do Comitê Municipal da Copa, com o Governo de Minas, através da Secretaria de Estado Extraordinária para a Copa do Mundo. Na última semana, foi aberta licitação para contratação da empresa que vai instalar a sinalização interpretativa na Pampulha. A previsão é de que as placas sejam colocadas até junho, para a Copa das Confederações.  

O projeto, que custará R$ 550 mil, prevê sinalização interpretativa nos atrativos e nos locais de interesse turístico do Conjunto Urbanístico e Arquitetônico da Pampulha. Além dos tradicionais locais de visitação como o Museu de Arte, a Casa do Baile e a Igreja São Francisco de Assis, mirantes, edifícios públicos, estádios de esportes, obras de arte e praças vão receber novas placas.

Para o presidente da Belotur, Mauro Werkema, a sinalização é um importante elemento para o posicionamento do turista e de informação para a população. ?Em um ambiente de visitação o turista precisa de elementos que lhe forneçam informações que substanciem seu relacionamento com o patrimônio e com o destino que ele está visitando. Essa nova sinalização, além de orientar, também estimula o sentimento de preservação do morador, sensibilizando-o para a importância do patrimônio histórico, artístico e cultural?, afirma.

As placas vão fornecer informações gerais sobre o local ou monumento, as paisagens, características arquitetônicas, o contexto regional e histórico. Além disso, vão apresentar possibilidades de visitação, sugestão de roteiros e informação sobre distâncias. Elas serão equipadas com o sistema de código de barras (QR Code), que possibilita o acesso ao conteúdo multimídia através de dispositivos móveis, criando uma nova forma de interação entre o usuário e a atração.