Com o tema ‘Parada 25 anos: Celebrar as Conquistas, Reafirmar a Luta!’, a edição deste ano acontece em um novo local devido à reforma na Praça da Estação
A 25ª edição da Parada do Orgulho LGBTQIA+ de Belo Horizonte acontece neste domingo (21 de julho), a partir das 12h, no cruzamento das avenidas Afonso Pena com Brasil, no bairro Funcionários. Com expectativa de reunir 350 mil pessoas, o evento deste ano promete ser tão animado quanto politizado, com mais de 50 atrações confirmadas e um cortejo com seis trios elétricos.
As apresentações vão acontecer em um palco 360º e serão exibidas em telões, além de transmitidas ao vivo, pela primeira vez, via internet. Em seguida, a partir das 17h, os trios elétricos saem do cruzamento e iniciam o desfile em direção à Praça 7 de Setembro, onde será realizada a dispersão, às 22h.
Leia também: Samuel Rosa anuncia data em BH para show do primeiro álbum solo
Com o tema ‘Parada 25 anos: Celebrar as Conquistas, Reafirmar a Luta!’, a edição de 2024 não apenas celebra o aniversário da manifestação popular na capital mineira, como também reitera a importância política da luta constante da comunidade LGBTQIA+ por direitos e pela cidadania.
“É preciso lembrar que os direitos que nós conquistamos foram frutos de muita luta, de muita mobilização do movimento social organizado. Por outro lado, quando falamos em permanecer na luta é porque a gente entende que é ela que assegura os nossos direitos e não deixa com que desbotem as nossas cores”, explica Maicon Chaves, Presidente do Centro de Luta pela Livre Orientação Sexual e Identidade de Gênero de Minas Gerais (Cellos-MG).
Veja mais: Pabllo Vittar entra no top 15 global do Spotify com ‘Alibi’
Diversos artistas LGBTQIA+ locais vão marcar presença na Parada, desde performers da cena drag e DJs, até grupos de dança e coletivos. No cortejo, CELLOS-MG, Eleganza + Lambe Lambe, Apple Party BH, @bsurda e Trembase comandam os trios elétricos. Confira alguns dos nomes confirmados na festa: