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PBH anuncia programa para investimentos em eventos e turismo na capital

O objetivo é fomentar a vida cultural da cidade com investimentos de R$ 1 milhão para cada estação do ano



Créditos da imagem: Camila Saraiva/Sou BH
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Redação Sou BH
14/12/18 às 11:59
Atualizado em 01/02/19 às 19:46

Já imaginou o agito do Carnaval durante o ano todo? Ou do Arraial de Belô? Com um calendário de eventos cada vez maior, essa pode ser uma realidade na capital mineira. Para isso, a Prefeitura de Belo Horizonte vai lançar uma plataforma mais completa para fomentar o turismo e a vida cultural da cidade. O Programa Belo Horizonte 4 Estações pretende organizar e fomentar ações durante todas as épocas do ano.

Lançado na última quarta-feira (12), o projeto vai funcionar como um calendário de eventos da cidade e uma plataforma com o objetivo de promover as diversas ações que acontecerão durante o ano.

“O projeto 4 Estações é uma ideia que me foi trazida pela Belotur e, obviamente, boas ideias são bem-vindas. Ainda mais em uma cidade que foi tão triste, que foi conduzida, até a minha entrada, para os olhos e não para os corações. Nós queremos uma cidade que funcione. Por isso a Prefeitura incentiva ações importantes como essa, que usam a tecnologia para o divertimento da população”, afirmou o prefeito Alexandre Kalil durante o lançamento da iniciativa.

Como será?

O programa Belo Horizonte 4 Estações consiste numa estratégia de promoção e consolidação do posicionamento turístico da capital. Seu principal objetivo é apresentar a cidade como um lugar atraente, promovendo seus encantos e eventos por meio de uma plataforma segmentada em quatro períodos temáticos. Essas temporadas unem o clima a uma série de atributos percebidos em BH durante o verão, outono, inverno e primavera.

“Belo Horizonte possui uma infinidade de atrativos, festivais, eventos. O que queremos com o 4 Estações é organizar isso tudo em um calendário e promover Belo Horizonte. Nossa ideia é lançar um projeto de cidade, uma construção conjunta entre entidades públicas, privadas e comunidade local. Além de potencializar nosso fluxo turístico e ampliar a movimentação econômica do município, queremos também criar um sentimento de pertencimento no morador, aumentando a autoestima desse cidadão”, comenta Aluizer Malab, presidente da Belotur.  


Daniel Franco

As estações

A ideia de organizar o calendário da cidade por meio de estações temáticas surgiu da vontade de apresentar uma oferta turística diversificada e um calendário de eventos bem estruturado para BH. O intuito é diminuir a sazonalidade do fluxo turístico da capital mineira, mostrando que a cidade oferece opções de lazer o ano inteiro.

No verão, será uma temporada de festa e arte, encabeçada pelo Carnaval. No outono, serão celebrados a gastronomia e o encontro. No inverno, se destaca a tradição e a pluralidade, com eventos como o Arraial de Belo Horizonte e a Parada LGBT. Por fim, na primavera, são destacadas as programações e atrativos que prezam pela inovação e criatividade.

Os focos do programa

Além da estruturação da promoção turística em estações temáticas, o Programa Belo Horizonte 4 Estações tem como base cinco eixos estratégicos para a organização das suas ações: Captação, Promoção, Integração, Capacitação, Fomento.

No eixo de captação serão trabalhados projetos de oportunidade, parcerias e captação de recursos por estação, por meio do Fundo Municipal de Turismo. Já no eixo de promoção, o programa oferece uma atualização constante da oferta turística e sugestão de roteiros, além de projetos de divulgação com embaixadores, o lançamento do aplicativo Belo Horizonte Surpreendente e do novo portal turístico da cidade.

A integração é outro destaque do programa, que vai trabalhar com governança e alinhamento entre a Belotur e os demais órgãos da cidade para a desburocratização de processos. Estão previstas, ainda, ações de capacitação para públicos estratégicos (trade e promotores de eventos) e consultoria para estímulo a novos projetos. As ações de fomento terão como foco quatro editais de patrocínio, um para cada estação do ano, edital de parcerias e apoio institucional. Já está aprovado o valor de R$ 1 milhão por estação para a promoção de eventos com potencial turístico.


Robson Vasconcelos/PBH

Um aplicativo para BH

A primeira ação do programa é o lançamento do novo aplicativo da cidade, o Belo Horizonte Surpreendente. Com ele, os moradores e turistas que visitarem a capital mineira poderão conhecer no município, desde a programação de eventos, até os principais atrativos turísticos.

Para baixar o app, que já está disponível, é só acessar a Google Play, para Android ou a App Store, para IOS e buscar pelo nome ‘Belo Horizonte Surpreendente’.

Já pensando na primeira estação

Para abrir a temporada mais quente da cidade, a Belotur disponibiliza a partir desta quinta-feira (13), o Edital de Subvenção para Eventos - Estação Verão, que tem como principal objetivo apoiar a realização de eventos de potencial turístico para qualificar, ampliar e diversificar a oferta e o calendário da cidade.

A concorrência terá um valor global de R$ 1 milhão em recursos. Receberão o auxílio financeiro até 26 eventos, com cotas nos valores de R$ 100 mil, R$ 50 mil e R$ 25 mil. Podem participar do edital pessoas jurídicas domiciliadas em BH, com propostas de eventos técnico-científicos, culturais, sociais, religiosos, esportivos e de lazer.