FecharX

PBH vai criar novo parque com área verde na capital

Além da estrutura do parque, o novo espaço de lazer vai contar com implantação de equipamentos públicos e uma via para caminhada



Créditos da imagem: Suziane Fonseca/PBH
Main 123413 14221430591 f1bbff53ff o
Redação Sou BH
21/12/18 às 12:45
Atualizado em 01/02/19 às 19:47

Belo Horizonte vai ganhar mais uma área verde. A Prefeitura de BH, por meio das secretarias de Política Urbana e Meio Ambiente, definiu a criação do Parque Jardim América, no bairro de mesmo nome, na região Oeste da cidade.

A área, de aproximadamente 21 mil m², seria para uma edificação particular, mas, após encontros entre representantes da comunidade e a prefeitura, ficou acertado que 56% do espaço será para o parque e os outros 44% para a construção do empreendimento. 

Além da porção do terreno que vai receber o parque, um outro espaço ao lado será arborizado e anexado ao local. Já a rua Sebastião de Barros, que fica entre os dois complexos, será transformada em via de pedestres para ligar as duas áreas verdes.

De acordo com a secretaria municipal de Política Urbana, Maria Caldas, essa intermediação entre proprietários, PBH e a comunidade garantiu a ampliação da área, que era de 3.300 m² para 15 mil m². “Além do parque, esse espaço terá arborização, implantação de equipamento público e rua de pedestre”, explicou.

Para o secretário Mário Werneck, será muito bom ter mais um complexo ambiental na capital. “A cidade ganha mais uma área verde, que foi uma promessa de campanha do prefeito Alexandre Kalil. O futuro parque do Jardim América é fruto de negociação entre as partes envolvidas, cumprindo-se o tripé da sustentabilidade, ou seja, os aspectos sociais, ambientais e econômicos”, afirmou.

O acordo foi firmado em reunião que contou com a participação do prefeito Alexandre Kalil, dos secretários municipais de Política Urbana, Maria Caldas, de Meio Ambiente, Mário Werneck, representantes da Associação Comunitária Social, Cultural e Desportiva do bairro Jardim América e adjacências e os proprietários do imóvel. A prefeitura informou que ainda não há prazo para o início das obras, que deverá acontecer após a assinatura do contrato.

Da PBH