FecharX

PBH recolhe 21 toneladas de lixo na Praça Sete em três dias

Ação teve um crescimento de 110% nos resíduos recolhidos em comparação ao ano passado



Créditos da imagem: Denilson Freitas/PBH
Main 130238 lixo
Redação Sou BH
17/12/18 às 18:49
Atualizado em 01/02/19 às 19:46

As ações educativas do Lixômetro, na Praça Sete, resultaram no recolhimento de 21 toneladas de lixo ou quatro caminhões cheios ao longo de quatro dias de campanha, um crescimento de 110% em comparação aos três dias de coleta realizada no ano passado, que resultaram em 10 toneladas.

De 10 a 13 de dezembro, todo o lixo retirado dos quatro quarteirões ao redor do Obelisco da Praça Sete, no centro da cidade, foi acondicionado em recipientes transparentes. A ação é promovida pela Prefeitura de BH (PBH), por meio da Superintendência de Limpeza Urbana (SLU), e contou com as equipes de Operação e do Departamento de Políticas Sociais e Mobilização da autarquia. A gerência regional de Limpeza Urbana Centro-Sul ficou responsável pelo monitoramento diário e a medição dos resíduos nas lixeiras gigantes.

O Lixômetro tem como objetivo alertar a população sobre o grande volume de lixo enviado anualmente aos aterros sanitários, os riscos de alagamentos e doenças, quando os resíduos são descartados indevidamente nas vias públicas, e também chamar a atenção para o visual negativo que a sujeira provoca.

Técnicos de Mobilização Social da SLU dialogaram com os cidadãos na tenda Conversando com a SLU, onde orientaram os pedestres sobre o correto descarte do lixo e a importância desse cuidado para o meio ambiente e a vida das pessoas. Houve ainda campanha educativa nos semáforos, abordagem educativa nos prédios e no comércio da região, exposição com fotos do trabalho dos garis e apresentações artísticas da turma da limpeza.

É fundamental que a população continue colaborando com a limpeza da cidade, não jogando lixo nos espaços públicos e jamais expondo os resíduos fora do dia e horário de coleta. Informações essenciais para esse descarte adequado podem ser encontradas na página da SLU.

 Da PBH