FecharX

Pinturas vão estampar tapumes nas obras de revitalização no Circuito Liberdade

A previsão é que as artes sejam concluídas no próximo mês



Créditos da imagem: Lucia Sebe
Main 141654 circuito liberdade panoramica  credito lucia sebe
Redação Sou BH
01/11/18 às 19:58
Atualizado em 01/02/19 às 19:42

Os mais de 200 metros de tapumes que fecham as obras de três prédios no Circuito Liberdade estão ganhando cores e formas idealizadas por cerca de 70 estudantes da escola Centro Interescolar de Cultura, Artes, Linguagens e Tecnologias (Cicalt). A ação é intitulada Laços de Nós e faz parte do projeto Tudo de Cor do governo estadual. A previsão é que as artes sejam concluídas no próximo mês.

Os tapumes que cercam o Museu Mineiro, o Arquivo Público Mineiro e a Casa do Patrimônio Cultural de Minas Gerais estão recebendo as intervenções artísticas desde o último dia 25 de outubro. “Estamos abordando o protagonismo da mulher negra, o renascimento do ser, a identidade negra e as experiências de vida dos próprios estudantes”, conta a professora de Artes Visuais do Cicalt, Jordana Ferreira, que atua no projeto.

As pinturas também estão sendo realizadas por cerca de 40 presos – homens e mulheres – em regime semiaberto e selecionados pela Secretaria de Estado de Administração Prisional (Seap). Antes de iniciar os trabalhos, os escolhidos participaram de um Curso de Capacitação Profissional de 90 horas, ministrado pela equipe da Diretoria de Promoção do Iepha-MG, visando a Educação Profissional e Tecnológica. Eles aprenderam técnicas de restauração, de preservação de fachada, técnicas de pintura e noções de segurança do trabalho. 

A criação

O processo de criação da ação começou bem antes da materialização do trabalho. “Já desenvolvemos os croquis dentro da temática e começamos um estudo sobre quais desenhos vamos reproduzir, paleta de cores e dimensão, que é pensar como vamos transformar os desenhos em painel. Também faremos um trabalho de composição e vamos observar como será a disposição dos desenhos”, afirma Jordana Ferreira.

Em sala de aula, não só a arte foi discutida, mas também conceitos. De acordo com a educadora, foram abordados a ocupação dos espaços públicos, a importância da própria histórias dos presos e da cultura negra, além de uma visita aos equipamentos culturais do Circuito Liberdade

Tudo de Cor

A ação do Plug Minas integra o Projeto Tudo de Cor, que está realizando a pintura das fachadas do Museu Mineiro, do Arquivo Público Mineiro, da Casa do Patrimônio Cultural de Minas Gerais – edifícios públicos do Circuito Liberdade – e também do coreto da Praça da Liberdade.

O Tudo de Cor é fruto de uma parceria do Governo do Estado, por meio do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG), da Secretaria de Estado Cultura (SEC) e da Secretaria de Administração Prisional (Seap), com a Coral, a Casa & Tinta, o Sindicato da Indústria da Construção Pesada do Estado de Minas Gerais (Sicepot-MG), o Grupo Orguel, a Seconci, a Cemig e a Associação dos Amigos do Museu Mineiro.