FecharX

População promete o maior protesto da história

<p>O número de confirmados pelo Facebook chega à doze mil na capital mineira e ultrapassa 380 mil em todo o Brasil</p>



Créditos da imagem: Reprodução
Main 5 protesto
Reprodução
Redação Sou BH
12/08/14 às 13:38
Atualizado em 01/02/19 às 19:52

O feriado nacional de 7 de setembro, Dia da Independência do Brasil, promete ser marcado pelo maior protesto da história do país. A mobilização já conta com a adesão de 141 cidades brasileiras e uma no exterior. Na capital mineira, o protesto está marcado para começar às 14h, na Praça 7, mas o trajeto ainda será definido.

Pelo Facebook, mais de 12 mil pessoas já confirmaram presença no protesto em Belo Horizonte. A Polícia Militar promete reforçar a segurança no Centro, para garantir a tranquilidade daqueles que forem participar do tradicional desfile na Avenida Afonso Pena.

Em Minas Gerais, 15 cidades além da capital irão participar do movimento. Betim, Nova Lima, Divinópolis, Extrema, Itajubá, Juiz de Fora, Montes Claros, Patos de Minas, Passos, Pouso Alegre, São Sebastião do Paraíso e Uberaba são algumas delas. 

A divulgação nas redes sociais pretende engajar o maior número de participantes e chamar a atenção das autoridades. Entre as questões mais votadas em uma enquete online que definiu a pauta da manifestação do próximo sábado estão a aprovação e cumprimento da 'Lei de Combate a Corrupção' (PL 7368/2006); prisão imediata dos mensaleiros, fim do voto obrigatório (PEC 159/2012); aprovação e cumprimento do PNE (Plano Nacional de Educação); redução de deputados e representantes (PEC 280/2008) e reforma tributária (PEC 233/2008).

A manifestação ganhou força até mesmo fora do país. Na Nova Zelândia, brasileiros se preparam para protestar em frente à igreja cristã da Cashel Street, no mesmo horário em que se inicia o protesto no Brasil.