FecharX

Prefeitura de BH assina decreto para evitar a propagação do coronavírus

Até o momento há seis casos confirmados no estado, sendo um na capital mineira



Créditos da imagem: SamaraHeisz5 / Shutterstock.com
Main shutterstock 1622495458
Clara Mariz *
17/03/20 às 16:30
Atualizado em 21/05/20 às 13:14

Os casos de coronavírus têm aumentado em todo o estado. No último boletim oficial do governo de Minas, divulgado na segunda-feira (16), foram confirmados seis casos do Covid-19 no estado: um em Ipatinga, um em Divinópolis, dois em Juiz de Fora, um em Belo Horizonte, e um em Patrocínio.

Para tentar conter o número de casos na capital, o prefeito Alexandre Kalil assinou, na manhã desta terça-feira (17), um decreto que cria o Comitê de Enfrentamento à Epidemia do Covid-19. A comissão orientará todas as medidas a serem tomadas com relação ao vírus e sua propagação na cidade.

Farão parte do conselho o Secretário Municipal de Saúde, DR. Jackson Machado Pinto, o Presidente da Sociedade Mineira de Infectologista, Dr. Estevão Urbano Silva, o infectologista membro da Sociedade Mineira e Brasileira de Infectologia, Dr. Carlos Starling, e o professor da Faculdade de Medicina da UFMG e Doutor em doenças infecciosas e parasitárias, Prof. Unaí Tupinambás.


Vereador de BH contaminado

Nesta terça-feira (17), o vereador Gabriel Azevedo (sem partido) informou pela sua conta oficial no Instagram, que após realizar o exame de sangue também foi diagnosticado com o vírus, Covid-19. De acordo com o político, na última quinta-feira (12), após um posicionamento da Organização Mundial da Saúde, todos os seus funcionários foram orientados a trabalhar de casa.

Azevedo informou, também, que durante os dias teve contato com pessoas em duas oportunidades, em um evento no Mercado Central e na Câmara Municipal de Belo Horizonte. 

Transporte público

A CBTU-BH, empresa que administra o metrô da cidade, informou nesta segunda-feira (16) que vai reforçar a limpeza de suas dependências, estações e trens. A Companhia informou também, que, durante a operação irá acontecer a higienização de todos os vagões, entre os intervalos de viagens. Na estação Vilarinho será realizada uma limpeza, exclusivamente, focada nos corrimãos, enquanto no Eldorado haverá um revezamento entre as outras partes dos trens.

Prevenção

A Organização Mundial de Saúde (OMS) orienta que as pessoas pratiquem a quarentena voluntária. Além disso, medidas de higiene básica devem ser tomadas imediatamente, como lavar as mãos, higienizá-las com álcool em gel 70%, ao tossir e espirrar cobrir a boca e o nariz com um lenço ou com o lado interno do braço. Em caso de sintomas como febre, tosse, dor de garganta, coriza e obstrução nasal, procure o sistema de saúde.

*sob supervisão da jornalista Bárbara Batista