FecharX

Revelações da música mineira são destaque em programa de TV

A banda Lagum e o cantor Gabriel Elias vão participar do Só Toca Top neste fim de semana



Créditos da imagem: Ygor de Oliveira
Main 181721 gabriel elias edit
Redação Sou BH
10/12/18 às 17:17
Atualizado em 01/02/19 às 19:46

*Por Amanda Santos

Novos talentos da música mineira vão ser destaque do programa Só Toca Top, que vai ao ar nesta sexta (7), no canal Multishow, no sábado (8), na Rede Globo, e no domingo (9), no canal Bis. A banda Lagum e o cantor Gabriel Elias estarão no palco, mostrando porque têm conquistado cada vez mais espaço no cenário nacional.

O programa, que reúne o que é mais ouvido pelo público nas rádios e na internet, por meio de rankings semanais, é apresentado pelo cantor Luan Santana e pela atriz Fernanda Souza. Artistas como Natiruts, Anavitória, Marília Mendonça e Skank já passaram por lá.

Gabriel e os meninos da Lagum já se conhecem e dividem o sucesso entre a nova geração musical mineira. Juntos, trilham uma trajetória de amizade e união musical, participando, algumas vezes, dos mesmos eventos.

Gabriel Elias

O cantor e multi-instrumentista Gabriel Elias, de 24 anos, vai se apresentar como a nova Aposta da Semana do Só Toca Top. A canção Pequena Flor, que está nas paradas de sucesso e foi trilha sonora da novela infantil As Aventuras de Poliana, no SBT, foi a escolhida para a participação do artista.  “Nós acompanhamos o programa deste o início e ficamos muito felizes pelo reconhecimento. Foi irado participar e ver o público cantando minha canção” conta. 

O músico mineiro, que começou sua carreira tocando em barzinhos e disponibilizando vídeos de covers e canções autorais no Youtube, já gravou ao lado de nomes como Jota Quest, Roberta Campos, Edu Ribeiro e da banda Supercombo.

Com um estilo autoral classificado, por ele mesmo, como "pop praiano", Gabriel diz que preza muito por canções que abordem o seu dia a dia e que sejam verdadeiras. “Minha composição é intuitiva e acho que, por isso, funciona tanto. Saber que o meu trabalho pode contribuir na vida de alguém é o principal.”

Comemorando quase oito anos de carreira, o cantor está lançando, nesta sexta (7), o EP Verão. O mini álbum, que carrega Fiz Esse Som Para Você, a canção preferida de Gabriel, traz diversas novidades sonoras e encerra o Projeto 4 Estações, inaugurado em março deste ano.

Para 2019, o músico anuncia o lançamento do disco 4 Estações, que vai reunir todas as canções dos EPs Outono, Inverno, Primavera e Verão, além de surpresas e bônus tracks. Em seguida, o músico revela o desejo de gravar o primeiro DVD acústico na capital, com as canções que mais bombaram em sua carreira.

Gabriel, que mora em São Paulo desde janeiro de 2017, retorna a BH para a 10ª edição do Festival Planeta Brasil. O músico vai se apresentar pela terceira vez no evento e conta que a participação no festival foi um ponto de virada em sua vida.

Lagum


Breno Mayer

A banda Lagum, formada em 2014, conquistou o coração do público mineiro e ampliou horizontes alcançando um sucesso nacional em 2018. Considerado um dos novos destaques da música belo-horizontina, o grupo, que desde o primeiro show apresenta um repertório com canções autorais, volta pela segunda vez ao palco do programa Só Toca Top.

Os artistas, que se apresentaram anteriormente na categoria Aposta da Semana com o single Deixa, retornam ao programa com a mesma música no Ranking das mais tocadas do Brasil. “Ficamos felizes para caramba em voltar. Eles apostaram na gente e realmente deu certo. Então é um sinal de que a coisa tá crescendo. E não tem coisa melhor pra gente que saber disso” conta o vocalista Pedro Calais, de 22 anos.

A terceira versão de Deixa, gravada em parceria com a cantora Ana Gabriela, foi a responsável pela ampliação do sucesso da banda. Além dos diversos nomes conhecidos na internet compartilharem o trabalho dos músicos, o auge foi no dia 30 de julho, quando o jogador Neymar, em plena Copa do Mundo de 2018, postou um vídeo ouvindo a canção em suas redes sociais.

Além da visibilidade na carreira nacional, o vocalista revela um alcance internacional. Fãs de países como Portugal e Chile têm entrado em contato com a banda pelas redes sociais. “Eu estou sentindo que tem dado uma espalhada legal. Esses dias nós recebemos uma mensagem de uma menina do Chile que está vindo para cá para ir a um show nosso.”

A mistura musical entre os estilos de reggae, rock e pop mineiro são um dos diferenciais da banda, que define seu estilo como um "Pop de Garagem Gourmet". Além de Pedro, fazem parte do grupo o baixista Francisco Jardim, de 24 anos, o guitarrista/vocal, Otávio Cardoso, de 25, o guitarrista, Glauco Borges, de 23, e o baterista Tio Wilson, de 33 anos.  

Os artistas, que assinaram em maio deste ano com a gravadora Sony Music, a mesma de Jota Quest, Skank, Natiruts e outros, contam que a relação de amizade entre eles é muito boa, mas que também tem seus momentos de atrito. “A gente é bem amigo, mas trabalho não é alegria toda hora. Tem muito momento que a gente discute, mas é construtivo. Quando a parada engrossa, é para o bem”, diz Pedro.

Para 2019, a banda promete o lançamento de seu novo disco. O álbum vai contar só com músicas inéditas e procura recuperar um pouco da essência do grupo, valorizando o trabalho dos artistas. “Esse novo disco é igualmente importante ao primeiro, mas agora tem uma pressão. Nós inovamos e testamos elementos para chegar à nossa identidade. E agora que nós descobrimos, vamos andar para frente”, revela o vocalista.

O grupo está em turnê pelo país e vai se apresentar na capital na 10° edição do Festival Planeta Brasil. Participando pela segunda vez do evento, agora no palco principal, eles planejam trazer novidades. A cantora Cynthia Luz, que dividiu com a banda a nova versão da canção Eu Não Valho Nada, também vai fazer parte das atrações e há grandes chances de um feat ao vivo no dia 26 de janeiro. 

*sob supervisão da editora-chefe, Érika Gimenes