FecharX

Ronaldo Fraga apresenta Portinari às crianças

Atividades do Programa Educativo da Casa Fiat de Cultura transportam crianças ao mundo das artes



Créditos da imagem: Markinhos D7 (Sou BH)
Main oficina estilismo casa fiat 20140911211204
Crianças participam da oficina de estilismo
Redação Sou BH
21/01/15 às 20:58
Atualizado em 01/02/19 às 19:59

Por Débora Gomes, jornalista Sou BH

As cores e as formas nas galerias da Casa Fiat de Cultura (Praça da Liberdade,10 – Funcionários) atraíram o olhar atento do pequeno Isaque de 5 anos. Junto aos colegas da creche Vó Angelina, o menino conheceu um pouco da história do pintor Cândido Portinari e descobriu alguns recortes do trabalho do estilista Ronaldo Fraga, com a exposição “Recosturando Portinari”, em cartaz no espaço até 26 de outubro. “Gostei dos passarinhos, dos espantalhos, dos homens consertando”, conta o pequeno, referindo-se ao processo de restauro do quadro “Civilização Mineira”.

Para os que pensam que a exposição se encaixa apenas na programação dos adultos, uma surpresa: usando abordagens diferentes, os educadores do Programa Educativo da Casa Fiat de Cultura mostram que as galerias podem e devem ser frequentadas pelas crianças. “Usamos uma linguagem diferente para que eles compreendam tudo de uma maneira simples”, explica a educadora Camila Storck, que usa a metodologia dos sentidos tato, olfato, visão e audição, para atrair a atenção dos visitantes mirins e garantir que eles aprendam algo com o passeio. “É como se a gente voltasse à infância. O melhor é ver que no final eles aprenderam alguma coisa”, completa a educadora.

Além das visitas guiadas, o Programa Educativo oferece também uma oficina de estilismo, em que as crianças se misturam a diversos materiais como lápis de cor, retalhos de tecidos, fitas coloridas e tintas, na oportunidade de criarem personagens e roupas, por meio de colagens e desenhos. De super-heróis a princesas, cada um tem a liberdade de criar o que quiser, tendo como base e referência as obras vistas em exposição. “O meu é o Capitão América!”, exemplificou Isaque, garantindo que o passeio é diversão na certa.

Para a acompanhante pedagógica do Projeto Educa, Marcela Camargos, as atividades incentivam a cultura e ampliam o olhar das crianças. “É muito importante que eles tenham esse contato com os bens da cidade”, avalia. Segundo Marcela, os desdobramentos da exposição se estendem para fora das galerias. “Os professores desenvolvem atividades com eles na escola, de acordo com a demanda e com o que mais interessou às crianças”, explica.

Um jeito divertido de aprender

Em toda exposição, o Programa Educativo desenvolve atividades relacionadas a cada tema. De acordo com a coordenadora executiva do Educativo, Emmanuela Tolentino, tudo é pensado com antecedência, antes da abertura de cada exposição. “Acho que programas assim são fundamentais pra qualquer espaço que tenha exposição de arte”, avalia.

As atividades do programa não se restringem apenas para crianças. A intenção do projeto é proporcionar momentos de harmonia e convivência entre as famílias, além de diversão e aprendizado. “É o Educativo que faz essa ligação do público com a obra, tanto no sentido de falar um pouco sobre ela, de chamar a atenção das pessoas para aprender um pouco mais com relação às artes plásticas”, afirma Emmanuela.

Para as escolas que quiserem levar as crianças para um passeio pela história de Portinari, é necessário fazer um agendamento pelo telefone (31) 3289-8910 ou pelo e-mail agendamento2@casafiat.com.br. Lembrando que as visitações para escolas são realizadas apenas de segunda a sexta-feira.

Já para o público em geral, não é preciso agendamento para visitas comuns, mas em caso de interesse por visitas mediadas, a marcação também precisa ser feita pelo telefone (31) 3289-8910 ou pelo e-mail agendamento2@casafiat.com.br. As oficinas de estilismo acontecem aos sábados e domingos, sempre às 10h30 e é destinada tanto para crianças quanto para adultos.