FecharX

Sistema em ônibus auxilia deficientes

<p>Projeto avisa ao usuário sobre a chegada do ônibus</p>



Créditos da imagem:
Main grey
Redação Sou BH
12/08/14 às 13:38
Atualizado em 01/02/19 às 18:56

Uma ideia que pode facilitar a vida de quem é deficiente visual no momento de utilizar os ônibus do transporte público de Belo Horizonte, está perto de sair do papel. 

A BHTrans apresentou, no início desta semana, parecer favorável ao DPS 2000, dispositivo que permite ao deficiente visual o reconhecimento do ônibus correto, além de ser avisado por um alarme quando o veículo está se aproximando.

O relatório foi apresentado durante a última plenária realizada pela Secretaria Municipal Adjunta de Direitos de Cidadania, por meio do Conselho Municipal de Pessoas Portadoras de Deficiência de Belo Horizonte (CMPPD).

O sistema funciona da seguinte forma: um transmissor do tamanho de um aparelho celular fica em posse do usuário, que cadastra previamente no dispositivo as linhas que utiliza com mais frequência. No ponto de ônibus, ele seleciona a linha desejada e aciona o transmissor. Então, um sinal de rádio com sua solicitação passa a ser transmitido.

Quando o veículo da linha selecionada se aproxima do ponto, o receptor do ônibus detecta esse sinal e alerta o motorista que no local em questão há um passageiro que possui deficiência visual. Ao parar na área, o alto falante do receptor emite um alerta repetidamente avisando sobre a chegada do veículo.

Se implantado somente em Belo Horizonte, o investimento será de aproximadamente R$5 milhões, valor que deve dobrar, caso o projeto também atenda a Região Metropolitana.

A partir de quinta-feira, dia 13 de dezembro, cerca de 20 voluntários do instituto São Rafael, em Belo Horizonte, aprenderão como utilizar o equipamento. A primeira linha a receber o dispositivo foi a (Ermelinda-Salgado Filho), que conta com 13 carros equipados com o aparelho.