FecharX

Sou BH Solidário faz campanha em prol de vítimas de violência doméstica

Foram mais de 18 mil mulheres agredidas no ano passado em BH. Doe materiais para abrigadas na Casa Sempre Viva



Créditos da imagem: Yakobchuk Viacheslav/Shutterstock.com
Main sou bh solid%c3%a1rio casv yakobchuk viacheslavshutterstock.com
Redação Sou BH
18/03/19 às 12:00
Atualizado em 18/03/19 às 12:00

Quase 145 mil mulheres sofreram violência doméstica e familiar em Minas, em 2018; mais de 18 mil em BH, segundo a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp). São pessoas em situação de risco decorrente de relação conjugal marcada por vários tipos de violências – física, psicológica, sexual ou patrimonial.

O Sou BH Solidário de março vai contribuir com o trabalho de acolhimento e recuperação dessas vítimas de violência doméstica. Desta vez, a instituição beneficiada é a Casa Sempre Viva (Casv), com atuação em 12 cidades da Região Metropolitana de Belo Horizonte.

O objetivo da Casa é acolher essas mulheres e seus filhos, garantindo a segurança das vítimas e proporcionando atendimento psicossocial e jurídico, e o resgate da autoestima. Além de dividir experiências, elas têm a chance de desenvolver autonomia e empoderamento por meio de oficinas de artesanato, encontrando uma forma de viver com uma rotina autônoma, e sem violência.

A Casv é mantida pelo Consórcio de Promoção da Cidadania Mulheres das Gerais e atua em Belo Horizonte, Betim, Contagem, Ribeirão das Neves, Nova Lima, Raposos, Lagoa Santa, Sabará, Itabira, Santa Luzia, Nova Serrana e Divinópolis.

O encaminhamento é feito por outro serviço especializado, geralmente um centro de referência da mulher, quando as vítimas não têm alternativas de proteção. O atendimento é temporário e em local sigiloso.

Com as crianças, é feito um trabalho para desenvolvimento emocional, cognitivo (atenção, concentração, memória, linguagem) e motor (equilíbrio, locomoção, coordenação motora). Por lá elas conseguem se expressar e ressignificar pensamentos, conflitos, medos e outras necessidades, evoluindo de forma mais saudável.

Para ajudar a ação, o Sou BH arrecada, até o dia 5 de abril, materiais de higiene pessoal e matéria-prima para a confecção de artesanatos. São muito bem-vindos no Espaço Sou BH (localizado no piso L3 do Pátio Savassi) itens como: absorventes, shampoo e condicionador, desodorantes, fraldas, lâmina para depilação e sabonete. Os objetos necessários para as oficinas de arte e de brincadeiras estão relacionados a seguir. Contribua!

Agulhas e linhas de costura

Barbante

Glitter

Cartolina

Cola

Fita adesiva

Folha de ofício

Giz de cera

Isopor redondo

Lápis de colorir/escrever

Papel grafite

Pincel

Rolo de tinta

Tesoura

Tinta de tecido e guache