Startup de mobilidade lança dispositivo anti-assédio
Desenvolvido pela 99 em parceria com a organização Think Eva, tecnologia ‘vasculha’ avaliações e identifica denúncias automaticamente
Um ‘rastreador’ de comentários que caracterizem assédios já
está em funcionamento nos veículos do aplicativo de transporte 99. O sistema
analisa automaticamente todas as avaliações dos usuários ao fim das corridas,
para agilizar a identificação dos casos e aumentar a segurança das viagens.
A tecnologia consegue ler as avaliações registradas no app,
identificando uma série de palavras e contextos que podem estar relacionados a
assédios. Depois, uma equipe especializada faz uma segunda checagem para
avaliar os detalhes da ocorrência e tomar as devidas providências – que podem
incluir bloqueio e suporte para investigação pelas autoridades policiais.
O mapeamento foi desenvolvido em parceria com a organização Think
Eva, que cria estratégias, projetos e atividades educativas para empresas
interessadas em trabalhar igualdade de gênero com profundidade. O sistema vai
sendo aperfeiçoado automaticamente por meio de inteligência artificial, que ‘aprende’
novos contextos com o passar do tempo.
Além do rastreador, a 99 desenvolveu um protocolo de
atendimento humanizado (que inclui suporte, resolução e acompanhamento) a
eventuais vítimas de assédio, preconceito e qualquer forma de discriminação. A
equipe de segurança foi capacitada para cuidar dos casos com responsabilidade e
conhecimento de causa.
"Este trabalho é pioneiro. A nova tecnologia em prol da
segurança garante também a humanização de todo o processo de atendimento,
colocando a vítima em primeiro lugar”, afirma Mariana Cordeiro, gerente sênior
de estratégia da Think Eva.
Além do próprio aplicativo, as denúncias podem ser feitas
pelo canal exclusivo para incidentes de segurança pelo telefone 0800-888-8999. Se
for preciso, os atendentes podem indicar centros de acolhimento com assistência
jurídica e psicológica. Em caso de assédio a mulheres, o atendimento é
exclusivamente feminino.
“A maior prioridade do app é a segurança dos passageiros e
motoristas. Essa ferramenta agiliza as avaliações e proporciona mais atuação na
proteção feminina e no combate à discriminação”, diz Stella Brant, diretora de marketing
da 99.
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