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Startup de mobilidade lança dispositivo anti-assédio

Desenvolvido pela 99 em parceria com a organização Think Eva, tecnologia ‘vasculha’ avaliações e identifica denúncias automaticamente



Créditos da imagem: Dragana Gordic/Shutterstock.com
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Redação Sou BH
13/02/19 às 17:31
Atualizado em 13/02/19 às 17:31

Um ‘rastreador’ de comentários que caracterizem assédios já está em funcionamento nos veículos do aplicativo de transporte 99. O sistema analisa automaticamente todas as avaliações dos usuários ao fim das corridas, para agilizar a identificação dos casos e aumentar a segurança das viagens.

A tecnologia consegue ler as avaliações registradas no app, identificando uma série de palavras e contextos que podem estar relacionados a assédios. Depois, uma equipe especializada faz uma segunda checagem para avaliar os detalhes da ocorrência e tomar as devidas providências – que podem incluir bloqueio e suporte para investigação pelas autoridades policiais.

O mapeamento foi desenvolvido em parceria com a organização Think Eva, que cria estratégias, projetos e atividades educativas para empresas interessadas em trabalhar igualdade de gênero com profundidade. O sistema vai sendo aperfeiçoado automaticamente por meio de inteligência artificial, que ‘aprende’ novos contextos com o passar do tempo.

Além do rastreador, a 99 desenvolveu um protocolo de atendimento humanizado (que inclui suporte, resolução e acompanhamento) a eventuais vítimas de assédio, preconceito e qualquer forma de discriminação. A equipe de segurança foi capacitada para cuidar dos casos com responsabilidade e conhecimento de causa.

"Este trabalho é pioneiro. A nova tecnologia em prol da segurança garante também a humanização de todo o processo de atendimento, colocando a vítima em primeiro lugar”, afirma Mariana Cordeiro, gerente sênior de estratégia da Think Eva.

Além do próprio aplicativo, as denúncias podem ser feitas pelo canal exclusivo para incidentes de segurança pelo telefone 0800-888-8999. Se for preciso, os atendentes podem indicar centros de acolhimento com assistência jurídica e psicológica. Em caso de assédio a mulheres, o atendimento é exclusivamente feminino.

“A maior prioridade do app é a segurança dos passageiros e motoristas. Essa ferramenta agiliza as avaliações e proporciona mais atuação na proteção feminina e no combate à discriminação”, diz Stella Brant, diretora de marketing da 99.

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