FecharX

Uma festa inusitada para a criançada

Número de comemorações em praças, parques e museus da cidade aumenta



Créditos da imagem: Cris Noli
Main cr%c3%a9dito cris noli 20140906133300
Museu dos Brinquedos oferece até bufê para aniversariantes
Redação Sou BH
06/09/14 às 13:43
Atualizado em 01/02/19 às 19:59

Cada vez mais, mães e pais procuram lugares inusitados para realizar as festas de aniversário das crianças. Embora continuem populares, os bufês infantis estão começando a perder espaço para praças, parques e até museus! Um piquenique em uma tarde ensolarada no Parque das Mangabeiras, em que as crianças podem jogar basquete ou andar de skate parece muito mais divertido (e saudável) do que um salão cheio de jogos eletrônicos.

Segundo a Prefeitura de Belo Horizonte, apenas no primeiro trimestre de 2014, já foram registrados mais da metade do número total de festas realizadas nos parques em 2013. A Fundação de Parques Municipais (FPM) relata que os mais populares são os parques Mosteiro Tom Jobim, Cássia Eller e Aggeo Pio Sobrinho. Sendo que a maioria das comemorações são em formato de piqueniques. Alguns levam brinquedos, colocam cama elástica e pula-pula.

Mas dentro dos parques algumas regras devem ser seguidas para a realização das festinhas. Os responsáveis pela comemoração precisam de autorização da FPM, é proibido levar bebidas alcoólicas e todo o material utilizado deve ser recolhido ao final da festa, principalmente o lixo. A autorização é necessária para ter um relatório de quantos aniversários estão sendo realizados nos parques. Além disso, o agendamento é essencial para que não haja nenhum desconforto, como a comemoração de dois ou mais aniversários em um mesmo parque no mesmo dia, ou um número de convidados superior ao que o parque escolhido suporta.

Para agendar uma comemoração, é preciso entrar em contato com a Divisão de Eventos da Fundação de Parques, pelo telefone 3277-5398, e ver quais as datas estão disponíveis para o parque que deseja.

O Museu dos Brinquedos também está sendo requisitado para festas infantis e até de adultos. Segundo Tatiana de Azevedo Camargo, coordenadora de projetos do Museu dos Brinquedos, a ideia faz sucesso entre o público e pessoas de diversas faixas etárias, de um a 80 anos. Ela atribui essa procura à programação variada com brincadeiras e atividades culturais, além dos diversos brinquedos do acervo.

Tatiana reforça ainda que os aniversariantes e seus convidados têm à disposição um roteiro especial que os incentiva a participar ativamente, seja conhecendo ou relembrando as brincadeiras tradicionais, seja construindo seus próprios brinquedos. “As atividades relembram um tempo em que os principais recursos que as crianças tinham para brincar estavam em seu próprio corpo, na interação com o amigo, em elementos simples da natureza e, principalmente, na capacidade de imaginar”, afirma.

Entre algumas das várias brincadeiras que divertem o público nas festas de aniversário, estão perna-de-lata, perna-de-pau, pula corda, bambolê, telefone-de-lata, peteca, pião, jogo da velha, ludo, dama, pega-varetas e dominó. Além disso, o Museu também é responsável pela organização dos eventos e pelos utensílios como mesas, cadeiras e toalhas; oferece material de apoio para realização de oficinas e gincanas; e fornece o bufê.

“As comemorações são para pessoas de todas as idades. A ideia é não só resgatar antigos brinquedos e brincadeiras, mas também estimular interação pais-filhos, fazendo com que os pais compartilhem com seus filhos experiências de sua infância. Dessa interação, com certeza vão surgindo momentos alegres de troca, afeto e cumplicidade”, reforça Tatiana.

Para as festas de aniversário, o público pode escolher celebrar mais um ano de vida durante o horário de funcionamento do Museu (para grupos de até 35 crianças) ou com uma festa privada (que é feita aos sábados à noite ou aos domingos para até cem convidados de qualquer faixa etária). O Museu dos Brinquedos fica na avenida Afonso Pena, 2564, Funcionários. Informações pelo telefone (31) 3261-3992.